Gravidade (Gravity) – Tess Gerritsen

Publicado: 15 de janeiro de 2011 em Tess Gerritsen
Tags:, ,

Editora: Record

“As maiores conquistas da humanidade foram iniciadas com sonhos.” – Tess Gerritsen

Este romance da famosa escritora da série Rizzoli&Isles, Gravidade, reúne os fãs de sci-fi, thrillers médicos e romances de banca, misturando medicina e ciência com suspense.  Com esse exemplar, Gravidade, pode-se dizer que Tess já escreveu sobre quase todos os assuntos.

Gravidade se inicia em Galápagos – onde a única luz era o brilho das criaturas fosforescentes.  Mesmo nessas águas negras, e venenosas, a vida floresceu de formas belas e fantásticas.  Aqui um grande acidente acontece.

Em Gravidade, 2 anos depois – em um simulador de lançamento de foguetes na NASA, discutem-se os problemas no casamento entre um astronauta e um civil: um civil não consegue compartilhar os sonhos do astronauta.  Somente os santos e mártires conseguem continuar casados com astronautas – ou aqueles que não estão nem ai para o que acontece com seu companheiros.  – este trecho é muuuuuuuuito chato! Com detalhes técnicos demais.

A Dra. Emma Watson, uma jovem médica da NASA deve combater um micróbio letal que está se multiplicando, no mais mortal dos meios ambientes – o espaço sideral.

Ela, juntamente com outros 5 colegas, tem sido treinada para a aventura de estudar os seres vivos no espaço, mas sua missão a bordo da Estação Espacial Internacional Atlantis, se torna um pesadelo além da imaginação, quando uma cultura de organismos unicelulares (descobertos nos abismos mais profundos do oceano) começam a se desenvolver sem controle e infectar a tripulação, com resultados mortais. – mas como é que esses organismos foram para lá no espaço, vindos do oceano?

Quando só resta ela viva, na nave, os militares dizem que ela já está infectada e deve ser deixada para morrer no espaço.  Emma luta para conter essa evolução, enquanto, na Terra, seu ex-marido, Jack McCallum, também médico, e ex-astronauta, trabalha febrilmente, junto à NASA, para trazê-la de volta.  Jack também compartilhava o sonho de Emma, pelas viagens espaciais, mas uma condição médica o impedia de voar e isso o deixava amargo, já que ele tinha de ver o sucesso de sua esposa.

Mas não haverá resgate.  O contágio agora ameaça toda a população mundial, e os astronautas estão presos em órbita da Terra, em quarentena na Estação espacial, onde estão morrendo um por um, sofrendo com fortes dores de cabeça, estomago, olhos, e convulsões.  Logo começam a expelir glóbulos verdes.  O fenômeno da falta de gravidade afeta terrivelmente o processo de tratamento dos infectados.

O pânico aumenta quando os médicos militares descobrem uma criatura mutante que é parte humana, parte sapo e parte rato – são seus ovos, os tais glóbulos verdes.  O medo de bioterrorismo e de uma invasão extraterrestre faz com que cheguem à conclusão que a contaminação veio de um experimento financiado por uma companhia que pesquisava micro-organismos no oceano da América do Sul, onde um asteróide caiu, milhares de anos atrás.

Tess Gerritsen

Tess Gerritsen teve uma carreira de escritora, fora do normal.  Formada pela Stanford University, Tess fez Medicina na University of California, San Francisco.  Depois que teve seu filho, deixou a medicina e começou a escrever ficção.  Em 1987, sua primeira obra, “Call After Midnight”, foi publicada como romance policial.   O primeiro thriller médico, “Harvest”, 1996, foi sua estréia na lista dos mais vendidos do New York Times. Desde então: Life Support (1997), Bloodstream (1998), Gravity (1999), The Surgeon (2001), The Apprentice (2002), The Sinner (2003), Body Double (2004), Vanish (2005), The Mephisto Club (2006), The Bone Garden (2007), The Keepsake (2008), e Ice Cold (2010).   Seus livros já foram traduzidos para 37 línguas, e mais de 20 milhões de cópias foram vendidas, em todo o mundo. 

Rizzoli&Isles

Sua série de thrillers em que as protagonistas são a detetive da Delegacia de Homicídios Jane Rizzoli e a patologista Dra. Maura Isles, inspirou o seriado da televisão no canal TNT, “Rizzoli & Isles” estrelado por Angie Harmon e Sasha Alexander.

Outras resenhas de livros de Tess Gerritsen, aqui no House of Thrillers:   https://houseofthrillers.wordpress.com/category/tess-gerritsen/

Acompanhe a escritora Tess Gerritsen: www.tessgerritsen.com

Twitter @tessgerritsen http://twitter.com/#!/tessgerritsen

Facebook http://www.facebook.com/pages/Tess-Gerritsen/113330598685893

Grupos de discussão sobre a autora, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/872-tess-gerritsen e   http://www.skoob.com.br/grupo/261-loucos-por-medicas-legistas

Artigos: Characters have childhoods, too. November 2, 2010

From Romance to Corpses: http://www.facebook.com/note.php?note_id=198953846810363 – Tess Gerritsen´s writing life – April 17, 2011

I´m no Angelina http://www.facebook.com/note.php?note_id=198766416829106 April 18, 2011

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s