O DOMINADOR (The Apprentice) – Tess Gerritsen – série Rizzoli&Isles 2

Publicado: 15 de janeiro de 2011 em Tess Gerritsen
Tags:, , , , , , , , ,

Editora: Record

Preciso dividir isso com vocês – eu leio durante a ida e a vinda de meu trabalho e durante meu almoço. Hoje eu quase passei do ponto certo para saltar – a leitura da Tess é tão envolvente que a gente se sente parte da trama. Que peninha: chegou a hora de saltar do ônibus. Até a hora do almoço – mal posso esperar.

“Necrofilia ou “amor pelos mortos” (relações sexuais com cadáveres) é um dos mais sombrios segredos da humanidade. A palavra vem do grego, mas existem evidências que datam dos tempos dos faraós egípcios. Uma mulher muito bonita que morria naquele tempo, tinha seu cadáver escondido dos embalsamadores por, pelo menos, 3 dias, para assegurar que seu corpo não fosse profanado sexualmente, pelos homens que a iriam preparar para a mumificação. Esse tipo de perversão sexual tem sido registrada ao longo da História – é dito que Herodes manteve relações sexuais com o cadáver de sua esposa morta, por 7 anos. Essa atividade ninguém quer comentar, mas é mencionada, repetidamente, na literatura, e em inúmeros casos de polícia reais.”

O que vocês acham dessa teoria, que é levantada, no livro, O dominador, por uma psiquiatra (Dra. Joyce O´Donnell) com quem o assassino Warren Hoyt se corresponde, para justificar o comportamento dele e amenizar sua condenação?

“A sociedade pensa que os atos violentos são manifestação do mal. Nós fomos treinados para ter controle sobre nosso próprio comportamento e temos o lívre-arbítrio de escolher NÂO causar danos a nenhum outro ser humano. Mas não é a moralidade que nos guia – é a Biologia. Nosso cérebro nos ajuda a integrar pensamentos e ações – ele nos ajuda a pesar as consequências dessas ações. Sem esse controle, seguiríamos qualquer impulso selvagem. Isso é o que acontece com esse homem (o assassino). Ele perdeu a habilidade de controlar seu comportamento. Ele sentiu impulso sexual por sua filha – então, a molestou. Sua esposa o deixou zangado – então, ele a espancou até a morte. De tempos em tempos, todos nós temos pensamentos perturbadores ou inapropriados, mas não nos deixamos levar por esses impulsos. E se deixássemos? O que poderia nos deter? O impulso sexual leva ao estupro – ou a atos ainda piores.” – Warren Hoyt
Assim é fácil, né?

Neste livro, O dominador, descobri que em San Gimignano, na Toscana, Itália, há um museu devotado a objetos de tortura. A atmosfera sombria, obscurece a expressão dos turistas envergonhados de revelar seu interesse pelos objetos. Se observarmos sob a superfície de repulsa e horror de suas expressões, podemos ver a excitação e o prazer dos detalhes. Sim, todos eles querem saber dos detalhes… Para o nosso assassino, em particular, um desses objetos chamou-lhe a atenção: um artefato Veneziano do século XVII, usado para punir mulheres acusadas de manter relações “carnais” com Satanás. Feito em ferro e de aparafusar.”
Podem imaginar seu uso…

Um tema a se pensar:
“Uma época de Guerra – centenas de mortos enterrados em valas improvisadas. Forças de Paz estrangeiras batendo-se entre si. Exércitos armados de ambos os lados da contenda – com elementos que estão procurando apenas um pequeno motivo para matar. E os próprios civis – com suas mágoas, raivas, ressentimentos e vinganças pessoais. Em sua maior parte, a morte é justificada pelas tensões étnicas e raciais. Como distinguir crimes de guerra, dos crimes de um serial killer? Há tanto a se examinar… Para um assassino em série, é o paraíso na Terra.”

anúncio do O dominador – “The Apprentice”:

Tess Gerritsen

Tess Gerritsen teve uma carreira de escritora, fora do normal.  Formada pela Stanford University, Tess fez Medicina na University of California, San Francisco.  Depois que teve seu filho, deixou a medicina e começou a escrever ficção.  Em 1987, sua primeira obra, “Call After Midnight”, foi publicada como romance policial.   O primeiro thriller médico, “Harvest”, 1996, foi sua estréia na lista dos mais vendidos do New York Times. Desde então: Life Support (1997), Bloodstream (1998), Gravity (1999), The Surgeon (2001), The Apprentice (2002), The Sinner (2003), Body Double (2004), Vanish (2005), The Mephisto Club (2006), The Bone Garden (2007), The Keepsake (2008), e Ice Cold (2010).   Seus livros já foram traduzidos para 37 línguas, e mais de 20 milhões de cópias foram vendidas, em todo o mundo. 

Rizzoli&Isles

Sua série de thrillers em que as protagonistas são a detetive da Delegacia de Homicídios Jane Rizzoli e a patologista Dra. Maura Isles, inspirou o seriado da televisão no canal TNT, “Rizzoli & Isles” estrelado por Angie Harmon e Sasha Alexander.

Harvest

Bloodstream

Life support

Gravity

O jardim de ossos

O cirurgião – Rizzoli&Isles 1

The apprentice – O dominador – Rizzoli&Isles 2

O pecador – Rizzoli&Isles 3

Dublê de corpo – Rizzoli&Isles 4

Vanish – Desaparecidas – Rizzoli&Isles 5

The Mephisto club – Rizzoli&Isles 6

The Keepsake – Rizzoli&Isles 7

Ice cold – Rizzoli&Isles 8

Outras resenhas de livros de Tess Gerritsen, aqui no House of Thrillers:   https://houseofthrillers.wordpress.com/category/tess-gerritsen/

Acompanhe a escritora Tess Gerritsen: www.tessgerritsen.com

Twitter @tessgerritsen http://twitter.com/#!/tessgerritsen

Facebook http://www.facebook.com/pages/Tess-Gerritsen/113330598685893

Grupos de discussão sobre a autora, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/872-tess-gerritsen e   http://www.skoob.com.br/grupo/261-loucos-por-medicas-legistas

Artigos:

Characters have childhoods, too. November 2, 2010

From Romance to Corpses: http://www.facebook.com/note.php?note_id=198953846810363 – Tess Gerritsen´s writing life – April 17, 2011

I´m no Angelina http://www.facebook.com/note.php?note_id=198766416829106 April 18, 2011

O amigo Skoober, Claudio Schamis, também resenhou o livro em 08/05/2010:  “Assim como em seu primeiro livro O Cirurgião, Tess consegue na continuação, com O Dominador, prender o leitor da mesma maneira e com a maestria mostrada anteriormente. Um suspense médico que lembra Robin Cook, mas que tem a cara de Tess.  O leitor que procura um boa trama, um bom suspense, se satisfaz e muito, lendo O Dominador. A personagem Jane Rizzoli volta em mais uma empolgante história do tipo que não se consegue largar. E agora Jane Rizzoli se vê as voltas com fantasmas do passado (O Cirurgião) e mais uma vez encanta com seu jeito durão detetive de ser.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s