B de BUSCA (B is for burglar) – Sue Grafton – The Alphabet Novels

Publicado: 2 de abril de 2011 em Sue Grafton
Tags:,

Editora: Ediouro

Com sua reputação e carreira, na corda bamba, Kinsey arrisca tudo para encontrar a mulher desaparecida e o assassino que espera, nas sombras, para atacar de novo.

Kinsey Millhone é uma detetive particular, trintona, 2 vezes divorciada, que não bebe demais, não fuma demais, não usa drogas – na verdade, alguém muito comum, com todos os altos e baixos que os meros mortais tem de passar na vida e um extraordinário senso de humor.  Kinsey montou sua agência, num bairro calmo da cidade de Santa Teresa, na Califórnia.  Com pouquíssimos móveis e objetos menos ainda, um número bem restrito de amigos fiéis e aparente falta de sensibilidade, tem uma tendência a se apegar a causas perdidas e animais abandonados. E essa simplicidade toda é a sua força – excepcionalmente, uma tarde/noite com um namorado novo, e logo volta ao foco de seu trabalho.

Apesar de uma maré fraca de trabalho, a detetive particular Kinsey Millhome fica relutante em pegar o caso da irmã desaparecida de Beverly Danziger, Elaine Boldt. O problema parece muito simples – por que será de requisitaram seus serviços?

Beverly precisa da assinatura de Elaine num documento relacionado a uma herança, mas alguma coisa não cheira bem para Kinsey, que está acostumada a seguir seus instintos. Alguma coisa muito sinistra começa a aparecer, por baixo da superfície aparentemente calma.

Os instintos de Kinsey parecem estar certos quando ela começa a conversar com os vizinhos de Elaine (uma viúva atraente) e descobre que ela foi vista pela última vez, saindo de seu condomínio em Santa Teresa, usando um elegante casaco de peles, embarcando para Boca Raton, na Florida, para ficar com amigos.

Mas quanto mais Kinsey investiga, mais perguntas ela se faz.

No centro da confusão está uma mulher, Pat Usher, vivendo ilegalmente no apartamento de Elaine, na Florida.

Será que o desaparecimento de Elaine tem algo a ver com seu desentendimento com a irmã?

Ou com o assassinato brutal de Marty Brice, um de seus parceiros de bridge, acontecido vários meses atrás?

E o que terá acontecido com o gato persa de Elaine, que parece ter sumido, também?

As coisas parecem ficar cada vez piores, quando um estranho arromba a casa de um dos vizinhos de Elaine e outro vizinho aparece morto. 

O casaco de peles aparece novamente, sem sua dona.

Com sua reputação e carreira, na corda bamba, Kinsey arrisca tudo para encontrar a mulher desaparecida e o assassino que espera, nas sombras, para atacar de novo.

Durante muitos anos, apesar de grande fã de thrillers, adiei a leitura dos crimes do alfabeto, de Sue Grafton, porque nem todos (aliás, a maioria deles) estão publicados no Brasil.  Mas, finalmente, comecei com a letra A (A de Álibi), e continuei com B de Busca – e os estou amando.  Porém, você não precisa ler a coleção na ordem – cada livro tem um bom pano de fundo para esclarecer suas dúvidas. 

A trama é bem complexa – ela usa, inclusive, várias tramas secundárias e paralelas que, ao final, acabam dando luz à trama principal.

O livro é divertido e faz com que você queira ler mais – Kinsey Millhome vicia! 

Mas tenho de avisar aos amigos leitores: o alfabeto está quase terminando, na verdade – já foi lançado até a letra U (no Brasil: A, B, C, D, E e… R – estranho… cadê as outras letras?).

entrevista com Sue Grafton:

Sue Grafton

Sue Taylor Grafton nasceu no Kentucky, Estados Unidos da América. Sue licenciou-se em Literatura Inglesa pela Universidade de Louisville e  1961.  Em 1973 mudou-se para Hollywood onde escreveu argumentos para filmes e séries de televisão. Foi distinguida com um Christopher Award em 1979 por Walking Through The Fire. Ainda em Hollywood escreveu Sex and the Single Parent, Mark, I Love You e Nurse. Em 1982 iniciou a série de livros que a tornaria mais conhecida. Trata-se de histórias policiais cujos título se iniciam com as letras consecutivas do abecedário, daí a série ser conhecida como “The Alphabet Novels”. Em 2004, Sue Grafton recebeu o Ross Macdonald Literary Award, concedido a “uma escritora cuja obra eleva os padrões da excelência literária.

Outras resenhas de livros de Sue Grafton, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/sue-grafton/

Acompanhe a escritora Sue Grafton: www.suegrafton.com

Facebook: http://www.facebook.com/SueGrafton?ref=ts&sk=wall

The Alphabet Novels: 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s