PORTAL DO DESTINO (Postern of Fate) – Agatha Christie – um caso de Tommy&Tuppence

Publicado: 30 de abril de 2011 em Agatha Christie
Tags:, ,

Editora: Nova Fronteira

Um envenenamento acontecido anos atrás, pode não ter sido acidental, afinal de contas.

Tommy e Tuppence Beresford acabam de se tornar os orgulhosos donos de uma velha casa numa cidade da Inglaterra.  O ardor da juventude já não existe mais – eles estão envelhecendo – mas o casal ainda forma uma dupla “inesperada”.

Junto com a propriedade, eles ganham uma quantidade de tralha antiga, incluindo uma coleção de livros.  Folheando um livro chamado: “A Seta Negra”, Tuppence chega a uma série de letras sublinhadas, aparentemente sem sentido.  Entretanto, quando começa a escrever as letras, aparece uma mensagem perturbadora: M a r y    J o r d a n    n ã o    m o r r e u     de     f o r m a    n a t u r a l.  E, 60 anos após seu assassinato, os inimigos de Mary Jordan ainda estão atentos.

O tenente Thomas Beresford e Miss Prudence Cowley buscam aventuras e vivem tropeçando em mistérios.  Na época da 1a Guerra Mundial, Tuppence era enfermeira (assim como Agatha Christie trabalhou, na época da guerra) e Tommy, um oficial do serviço de espionagem, ferido duas vezes (assim como seu ex-marido, Archibald Christie).

Desde sua publicação, este livro de Agatha Christie tem recebido críticas ferozes.  Porém, surgem evidências de que a versão publicada teria sido editada erroneamente e que, na verdade, Portal do Destino / Postern of Fate seria um trabalho fabuloso, muito diferente.

Foram encontradas gravações de trechos ditados pela escritora, colocados à venda por sua antiga secretária, a Sra. Jolly, com o nome verdadeiro do thriller: Doom´s Caravan – a Caravana do destino, e com texto diferente da versão impressa.  Entre as diferenças mais importantes, estão os culpados pelo assassinato de Mary Jordan, e a motivação para o assassinato do velho Isaac.  Vários trechos são encontrados em locais diferentes do livro, nas duas versões.

Vamos deixar o tempo passar para vermos o que acontece…  Eu mesma, acabei de comprar uma edição da Autobiografia da escritora, com um CD incluído, com a voz dela mesma.  Uma preciosidade!

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s