A HORA DAS BRUXAS (The witching hour) – Anne Rice – série das bruxas Mayfair 1 e 2

Publicado: 18 de junho de 2011 em Anne Rice
Tags:, , , ,

Editora: Rocco

A família Mayfair é um must e para você entender toda a saga, tem de ler Lasher e Taltos (resenhas ainda por vir) – você vai acabar se apaixonando por esses seres delicados e estranhos, aparentemente demoníacos, como eu me apaixonei. 

Anne Rice?  Num blog de thrillers?  Sei que parece estranho, mas não se esqueçam do que está escrito no cabeçalho do blog: Por sua própria conta e risco, você está entrando no empolgante e misterioso mundo dos livros do gênero thriller: policial, suspense, mistério, histórico, de aventuras, com pitadas de terror e fantasia.  Então…  Esta série de livros da Anne: A hora das bruxas 1 e 2, Lasher e Taltos, tem suspense, mistério, terror, fantasia e, de quebra, muita, mas muita magia. Vai encarar?

Anne Rice, a mestra do gótico contemporâneo, dominando o drama, o terror, o suspense e a sensualidade, nos apresenta a Talamasca – um grupo de estudiosos, com poderes extra-sensoriais que, durante séculos, pesquisou a vida da família Mayfair, uma dinastia de bruxas que começou no século XVII, na Escócia, imigrou para as plantações do Haiti e de lá, para o Novo Mundo, estabelecendo-se na fantasmagórica Nova Orleans.  É através dos arquivos secretos dessa sociedade, que descobrimos essa saga de seres que convivem, pacificamente, com um espírito, meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher.

É um conto cativante e hipnótico, abrangendo quatro séculos – uma grande dinastia de bruxas – uma família dada à poesia e ao incesto, ao assassinato e à filosofia, uma família que, ao longo dos tempos, é assombrada por um ser poderoso, perigoso e sedutor.

O livro, na edição brasileira, se divide em duas partes: a primeira apresenta os personagens, girando em torno da família Mayfair.  Cabe a Rowan, brilhante neurocirurgiã californiana e herdeira do clã, no século XX, decidir-se entre o amor de Michael Curry (que ela traz de volta do reino dos mortos) e a sedução de um ser poderoso que quer ficar nesse mundo para sempre – e Rowan é sua solução.  Rowan, que nada sabia de sua origem, toma posse da casa, da esmeralda e do legado.  Mas, de quebra, leva também Lasher e sua maldição.  Um fantasma que aparece nos espelhos e que possui um vínculo erótico com as mulheres da família, proporcionando riquezas incalculáveis.

A segunda parte é um relatório sobre a família Mayfair, onde aprendemos que esta se inicia no século XVII, com uma mulher que era considerada bruxa, e continua até o fim dos anos 80, do século passado…

Rice conduz a história com maestria abordando vários temas polêmicos como religião, homossexualismo, força ocultas, vingança, incesto, misturados com mistérios seculares, assassinatos, voodoo, santeria, bonecos feitos de ossos e cabelos humanos, sedução, amor e ódio.  Devo dizer que o envolvimento com o ambiente é total (você se sente no First Quarter em Nova Orleans), uma verdadeira imersão no universo apresentado pela autora.  Ela nos descreve os adornos exuberantes da grande casa, como um amante abraça uma antiga paixão. E suas descrições: roupas, arte, porcelana, comida e até mesmo a cultura de Nova Orleans – tudo brilha na chama de uma vela amarela – exemplo de seu estilo de escrita sensual.

Os acontecimentos que conduzem ao conflito final do thriller, em que Michael e Rowan começam a reformar a antiga casa dos Mayfair, são cheios de detalhes arquitetônicos, estrategicamente levando o leitor a um crescente sentimento de pavor.

Como em todos os romances de Anne Rice, os mortos não somem, simplesmente. Eles se escondem nas sombras da história, como o fizeram durante séculos. O tempo pode ter passado, mas seu poder é de grande alcance. Mesmo dentro das sombras dos arranha-céus, automóveis e computadores, este medo atemporal e sobrenatural está se escondendo. Nos mundos fascinantes de Anne Rice, lendas antigas esperam por nossa imaginação.

Anne Rice

Anne Rice cresceu em New Orleans, criada de um jeito diferente e exposta a grandes ideais que deram a ela um apurado senso de auto-valorização. Sua imaginação desenvolveu-se e populou um mundo de fantasia, usando vários elementos do mundo do mistério e sobrenatural. Os eventos dramáticos que aconteceram em sua vida resultaram numa riqueza emocional que recheia suas obras e cativa muitos leitores.
 
Anne Rice mostrou ser plural – dependendo das diversas fases de sua vida. Embora educada em colégio católico, casou-se com Stan, um ateu convicto. Nesses anos publicou sua maior obra que envolve temas góticos, vampirismo e magia. Em seus livros ela invariavelmente apresenta seus vampiros como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos, mas com a diferença de lutarem pela sua sobrevivência através do sangue de suas vítimas e sua própria existência, que para alguns deles, é um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até milênios.
 

Anne Rice

Com a morte do marido influenciador e o advento do furacão Katrina, que devastou Nova Orleans, tornou-se uma escritora que privilegia, atualmente, temas cristãos. Rice despede-se dos seus temas habituais para descrever seu recente retorno à fé Católica e avalia de forma divertida e ácida a moda dos estudos bíblicos nos dias de hoje.

Outras resenhas de livros de Anne Rice, aqui no House of Thrillers:     

https://houseofthrillers.wordpress.com/category/anne-rice/ 

Para seguir a escritora no Twitter: @AnneRiceAuthor

Site: http://www.annerice.com/

Grupos de discussão sobre a escritora, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/407-anne-rice-da-ateia-gotica-a-romancista cristã e http://www.skoob.com.br/grupo/103-anne-rice

Facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/annericefanpage

Páginas do Facebook relacionadas à escritora Anne Rice: http://www.facebook.com/pages/Secrets-of-the-Master-of-Rampling-Gate/365914735195      e     http://www.facebook.com/apps/application.php?id=135565065097&sk=info – Which Anne Rice Character Are You? (Qual personagem da Anne Rice você seria?)

 e-mail: anneobrienrice@gmail.com

Link de uma conversa muuuuuuito interessante, entre a escritora Anne Rice e a autora deste blog, Lili Machado: http://www.facebook.com/annericefanpage/posts/203727932985388 em 31 de março de 2011:

“Your brazilian fans are very happy to have you with us, in September, for the “Bienal do Livro”, our most important book event.  I´m a member of Skoob, a brazilian social network that deals with books and discuss literature, and would like to invite you to enter our site: www.skoob.com.br “. – Lili Machado

“Wow. I am so happy to be coming. How did you find out I was going to be there? I’m thrilled.” – Anne Rice

“Anne – if you allow me to treat so friendly – everybody here in Brazil is thrilled with the news we received today afternoon, about you coming to Rio in September. There´s a hashtag in twitter also: #AnneRicenaBienal. We´ll keep in touch, anyway. When the date for you to come is settled, we can try to meet you there or anywhere best for you. In the meantime, anything you need for your visit, we´re here to help.” – Lili Machado

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s