Punição para a inocência (Ordeal by innocence) – Agatha Christie

Publicado: 16 de julho de 2011 em Agatha Christie
Tags:

Editora: Record

As revelações trazidas à tona reabrem velhas feridas na família, deixando a impressão de que o verdadeiro assassino atacará novamente.

De acordo com a justiça, Jacko Argyle matou sua mãe.   A sentença foi prisão perpétua, mas quando o Dr. Arthur Calgary chega com uma prova que confirma sua inocência, é tarde demais.  Jacko morreu atrás das grades, de pneumonia.

As revelações trazidas à tona reabrem velhas feridas na família, deixando a impressão de que o verdadeiro assassino atacará novamente.

Este é um livro em que os detetives famosos de Agatha Christie não aparecem – nada de Poirot nem Miss Marple.  Mas, Arthur Calgary é um personagem muito interessante, uma pessoa comum, alguém que poderia ser um amigo nosso. 

Este livro mostra de forma muito sagaz, como a caça de um assassino afeta as pessoas envolvidas, suspeitas ou não, culpadas ou inocentes.  Todos tentando descobrir o criminoso.  Explora os limites da culpa e da inocência.

A amiga e Skoober Érika dos Anjos também resenhou o livro, em 07/06/2010 – Uma das grandes virtudes de Agatha Christie é tentar sempre reinventar o tema do crime, normalmente, um assassinato. Neste livro, a autora resolveu reviver o acontecido após a morte do réu que, condenado, pereceu na prisão. Porém, não é tão fácil, pois Jacko Argyle foi preso pela morte da própria mãe adotiva… só que o Dr. Calgary apareceu dois anos depois para limpar sua memória! Será tarde demais?  Este livro deixa claro a fragilidade familiar dos Argyles, que adotaram cinco filhos durante a vida… mas, agora, após sofrer por um deles ter “matado” a matriarca do clã, descobre-se que ele era inocente e qualquer outro poderia tê-lo feito. Como olhar para o pai, a irmã ou o irmão com medo de ser o próximo a ser assassinado?  Nesta obra, Agatha cria um thriller bastante psicológico, onde desvenda aos poucos como cada um dos personagens é, até mesmo com um pouco de minúcia demais, deixando a trama lenta em alguns momentos; e suas influências genéticas e de criação, gerando até mesmo uma discussão complexa, já que nos idos dos anos 30 e 40 pouco se sabia sobre o assunto. Com isso, algumas bizarrices, para o padrão atual, são descritas no livro, mas que devem ser relevadas devido ao tempo em que foi escrito. Enfim, não há muito o que falar sem revelar spoilers ou detalhes que podem tirar um pouco a graça do livro. Mas, Aghata se mostrou uma boa relatadora dos sentimentos humanos em qualquer idade… vale a pena ler este romance e entendê-lo nas entrelinhas, principalmente, levando em conta quando foi escrito.  Recomendo.  Leia esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

1a parte do episódio de televisão baseado no livro:

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s