Cai o pano (Curtain) – Agatha Christie – um caso de Hercule Poirot

Publicado: 20 de agosto de 2011 em Agatha Christie
Tags:,

Editora: Nova Fronteira

Cai o pano foi escrito para compor os sentimentos de amor e ódio que Agatha Christe nutria pelo personagem e para protegê-lo de alguma continuação, por parte de outro autor.

Reza a lenda que Agatha escreveu Um crime adormecido e Cai o pano (Curtain – o último caso de Hercule Poirot), durante a 2ª Guerra Mundial, ambos para serem publicados após sua morte.

Entretanto, enquanto Cai o pano encerra a carreira de Hercule Poirot, Um crime adormecido não indica o mesmo para a nossa querida Miss Marple.

Hercule Poirot era um detetive belga, com uma fervorosa confiança em suas pequenas células cinzentas e um ego monstruoso.  Sua apresentação nos é dada por seu amigo, o Capitão Hastings, que nos conta ser ele um refugiado policial, muito conceituado em seu país, que havia escapado dos ataques alemães. “Poirot era um homenzinho de aparência fora do comum.  Mantinha sua dignidade em pouco mais de um metro e sessenta centímetros.  A cabeça era exatamente igual a um ovo e ele sempre a mantinha um pouco inclinada para um lado.  O bigode era duro e militar.  A limpeza da indumentária era quase inacreditável.  Acho que uma partícula de poeira lhe teria causado mais dor do que um ferimento de bala.”  Não era um amante fervoroso, leviano, insensível ou irresistível, mas era um romântico incurável.  “Desejar ardentemente mulheres grandes e extravagantes é a infelicidade dos homens pequenos e precisos”. – Hercule Poirot .  Jamais consegiu libertar-se da fascinação fatal que a Condessa Vera Rossakoff exercia sobre ele.  Nunca espancava os criminosos, nem carregava armas de fogo.  Preferia o estilo de decoração Art-déco, apreciava a boa comida e vinhos finos.  Preferia café pela manhã e chocolate quente à tarde.  Não tinha tendências para o cultivo de flores, mas gostava de plantar certas variedades de abóboras.  Teve um irmão chamado Achille, mas… “Só por um curto espaço de tempo”. – Hercule Poirot.  Perto de sua morte, dama Agatha revelou que perdera a afeição por Hercule Poirot.  Não fosse pelo fato de ser uma enorme fonte de divisas, ela o teria envenenado há muito tempo: “Ele me entedia até a morte”.  E ele morre em 1975, no livro Cai o pano (Curtain).

Hercule Poirot foi o personagem de Agatha Christie que ficou mais famoso – mas, com o tempo, a autora desenvolveu uma relação de amor e ódio, com sua própria criação.

Cai o pano foi escrito para compor ambos os sentimentos para com o personagem e para protegê-lo de alguma continuação, por parte de outro autor.

Para que isso não acontecesse, a escritora deixou os originais do livro, trancados num cofre de banco. Agatha Christie morreu no dia 12 de janeiro de 1976 – um ano depois.

Um Poirot de cadeira de rodas retorna a Styles, local de sua primeira investigação (O misterioso caso de Styles – https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/08/13/o-misterioso-caso-de-styles-the-mysterious-affair-at-styles-%e2%80%93-agatha-christie-%e2%80%93-um-caso-de-hercule-poirot-2/  e http://www.skoob.com.br/estante/resenha/682246  ), onde fica sabendo que outro assassinato vai acontecer.

Mas os tempos mudaram. Styles foi vendida e transformada numa guest-house, onde o Capitão Hastings está passando o momento de recuperação pela morte de sua esposa. E Poirot está… morrendo.

Uma morte, um sádico, uma visão pelo buraco da fechadura, um mordomo leal.

Os hóspedes da casa parecem ser muito normais: temos sua filha Judith, um ornitólogo inofensivo chamado Norton, Mr. Allerton, Miss Cole, o médico Franklin e sua frágil esposa Barbara, a enfermeira Craven, o coronel Luttrelle sua charmosa esposa Daisy, além do carismático Boyd-Carrington.

Pois mesmo assim, Hastings fica chocado ao descobrir, através de Poirot, que um deles era um assassino serial (5 vezes).

E para descobrir quem é o assassino, um crime deve ser cometido. Mas, quem será a vítima?

O velho detetive belga está inválido por conta da artrite, mas seus instintos não o abandonaram. Mas, apesar de seu corpo estar falhando, as pequenas células cinzentas continuam tão afiadas quanto antes – e ele está na cola de um assassino completamente diferente do que ele está acostumado. Um assassino que está em Styles; e está à espera, para atacar novamente.

Cai o pano é uma das obras primas de Christie, com textos fortes, caracterizações vívidas e um final eletrizante.

Realmente é o último caso de Poirot e deve ser lido, por seus fãs, como a conclusão de uma longa e brilhante carreira. Com direito, até mesmo, a necrológico no The New York Times.

Nada é mais triste, em minha opinião, do que a devastação, pela idade.” – Capitão Hastings.

Nunca mais caçaremos juntos, my friend.” – Hercule Poirot

vídeo:

O colega Skoober Claudio Schamis, também comentou o livro em 26/03/2009 – Triste. Só isso. O pano podia até cair mas Hercule não podia parar. Não ele. É impressionante como os livros, a fantasia, a ficção conseguem exercer essa magia em nós, e até faz com que nos apaixonemos por certos personagens e quando é preciso matá-los, isso mata nós leitores também.

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s