O segredo de Chimneys (The secret of Chimneys) – Agatha Christie – um caso do Superintendente Battle

Publicado: 3 de setembro de 2011 em Agatha Christie
Tags:,

Editora: Record

“Estórias policiais divertem as pessoas e às vezes são úteis. Elas encorajam a ideia universal de que a polícia é estúpida.” – Superintendente Battle

O segredo de Chimneys, lançado em 1925, começa na Africa, onde dois velhos amigos se encontram, passeando pelo mundo.

Quando conversam, descobrem que um está trabalhando num emprego que detesta; e o outro quer estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Como eles se parecem um pouco, eles decidem trocar de vidas. – se eu fosse você?

Quando o impostor Anthony Cade chega na Inglaterra, ele tem duas tarefas para realizar para seu amigo Jimmy McGrath.  A primeira é entregar um manuscrito; e a outra é devolver um pacote de cartas indiscretas, para uma senhora.

Cade logo é tragado por uma teia de intrigas que o leva a uma das mais famosas mansões da Inglaterra: Chimneys.

Chimneys é a mansão do Lord Caterham e de sua charmosa filha Eileen Brent, conhecida como Bundle, cujo melhor amigo, George Lomax, um oficial de alta patente, combina uma festa que é, na verdade, uma cobertura para uma intriga diplomática.

Durante a festa, temos assassinato, chantagem, romance, passagens secretas, sociedades também secretas, um diamante roubado, estrangeiros misteriosos e um caso de identidade trocada.  Também temos informações sobre um país fictício chamado Herzoslovakia.

O segredo de Chimneys é confuso, definitivamente improvável, mas muito engraçado – uma trama diferente, da dama Christie.

Um deliciosa leitura para um fim de semana chuvoso ou um dia na praia.

Mas tudo acaba bem, no fim deste livro, que estabelece o retorno de Chimneys e seus residentes, em outro thriller de Agatha Christie: O mistério dos 7 relógios (The seven dials mistery).

O segredo de Chimneys nos apresenta o Superintendente Battle, da Scotland Yard, um homem que vai aparecer em vários outros livros de Agatha Christie.

Battle é um policial que não é tolo como seus outros colegas. “Estórias policiais divertem as pessoas e às vezes são úteis. Elas encorajam a ideia universal de que a polícia é estúpida.” – Superintendente Battle

1a parte do episódio para televisão sobre o filme:

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.

Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s