A rainha do castelo de ar (The girl who kicked the hornet´s nest) – Stieg Larsson – série Millenium 3

Publicado: 10 de setembro de 2011 em Stieg Larsson
Tags:, ,

Editora: Companhia das Letras

A garota com a tatuagem de dragão está de volta, de novo.

Volume final da trilogia Millenium, esta é uma estória explosiva que fecha as portas da série com grande estrondo e que, infelizmente, anuncia que o melhor ainda estava por vir.

O livro termina com sabor de continuação – a tal da irmã gêmea de Salander, Camilla, ainda não deu o ar de sua graça. Nem vai dar, infelizmente, com a morte precoce do escritor Stieg Larsson.

Fiquei sabendo que, na realidade, o planejado por Larsson, para a série era de 10 volumes. O quarto volume chegou a ser parcialmente escrito e há esboços do 5, 6 e 7 e o pai do escritor publicou os 3 primeiros volumes logo após a sua morte, na gana de ganhar os maiores lucros possíveis com o infortúnio.

Entretanto, mesmo com este sabor de inacabada, a trilogia não decepciona e você vai se apaixonar e ficar, como eu, contando nos dedos os dias que faltam para o lançamento no cinema da versão hollywoodiana, com Daniel Craig no papel principal.

Os demônios familiares esperam pela brilhante hacker Lisbeth Salander, que fora atingida no crânio, por uma bala, ao final do livro anterior. Ela ainda está viva, mas, também, ainda é a principal suspeita de 3 assassinatos em Estocolmo. Mas, desta vez, ela tem de fazer muito mais do que confrontar os fantasmas de seu passado. Ela tem de destruí-los.

Para sobreviver, ela precisa de uma grande dose de confiança no jornalista Mikael Blomkvist e precisa confiar em seu julgamento. Além disso, ela precisa de uma conexão on-line. E o que ela consegue, a partir disso… nem te conto…

Enquanto ela é tratada na terapia intensiva do hospital, sob a guarda polícia, Blomkvist tenta cavar as toneladas de escombros que cobrem a vida do homem que atirou em Salander: seu próprio pai, Alexander Zalachenko, um espião soviético que, há décadas encontrava-se escondido pela polícia secreta sueca.

Blomkvist e Salander comunicam-se, principalmente, pela internet; mas a falta de interação física não diminui a intensidade do estranho relacionamento deles.

Entre uma investigação e outra, Blomkvist ainda encontra tempo e ânimo para suas conquistas amorosas – e a policial Rosa Figuerola é a bola da vez.

Há dois personagens, além de Rosa, que acho, deveriam retornar em volumes posteriores da série: o bom cirurgião que opera Salander e que me parece sério candidato a um de seus rompantes de filantropia; e a segurança particular Suzanne Linder, que me parece séria candidata a formar um menage à trois com Erika Berger e seu marido Lars.

O mote principal dos livros de Stieg Larsson é a supremacia das mulheres. Inclusive, na abertura de vários do capítulos deste volume, que vendeu mais de 500.000 cópias, só na primeira edição, há relatos de batalhas na história mundial, em diversos momentos da humanidade, em que as mulheres foram a força motriz e arma principal, nas guerras, desde as Amazonas, na Antiguidade, à rainha celta Boadicea, passando pelas guerreiras da Anatólia e do Daomé.

Book trailer do livro:

3o livro na versão anterior do filme:

A colega da faculdade de História e Skoober Maeve, também resenhou o livro em 09/11/2009 – Eu quero mais. Não fiquei satisfeita, é um ótimo livro, o julgamento é sensacional, mas não gostei de algumas coisas… Começando por toda aquela parte da Erika Berger na SMP, realmente não vi relevância na história, serviu pra conectar ainda mais o núcleo da Milton Security com o da Millenium e fazer a Lisbeth falar com a Érika… acho que aqui o Stieg queria passar um pouco da sua vivência como jornalista, não pesquisei muito sobre o trabalho dele, mas aposto que teve problemas com os grandes meios de comunicação suecos… Mal comparando é como se eles trabalhassem na Carta Capital e a Érika tivesse ido pra Globo, uma crítica que diz respeito ao meio jornalístico. Foi realmente bem legal todas as manobras da Seção, mas não engoli que eles tenham conseguido passar a perna em veteranos da guerra-fria… (… – retirei spoiler) Esperei tanto uma conversa franca entre o Mikael e a Lisbeth! Stieg não fez isso e ainda deixou aquele gostinho de quero mais na última página… penso se ele não estaria engatilhando um 4º livro. (… – retirei spoiler) Uma das coisas que mais me fez gostar desse livro foi a incrível atualidade do texto, imaginei que por se tratar de um autor cinquentão fosse ter algumas caretices, mas o núcleo dos hackers mostra bem que não! E como poderia ser mais explorado!! Os personagens são ótimos, dá vontade de ler mais uma história com eles….Se bem que eles são bonzinhos demais pra serem reais, ele construiu a verossimilhança afirmando umas 5 vezes que o interesse da República era apenas obter informação, mas um grupo com a capacidade pra destruir um pequeno país como a Suécia não ficaria apenas clonando HDs… O final com o Niederman me deixou um pouco surpresa e muito feliz. Surpresa por ter se desenrolado tão rápido, quando ficou claro que eles se enfrentariam eu pensei “que merda Lisbeth vai sar de lá aos pedaços”, (… – retirei spoiler). Esse é um daqueles livros que nos ensinam, que nos fazem maior depois que terminamos, nem sei quantas lições tirei dali sem perceber…..uma pena que o Stieg esteja morto. 

Stieg Larsson

Stieg Larsson (1954-2004) foi fundador e editor-chefe da revista sueca Expo, que denuncia grupos neofascistas e racistas. Especialista na atuação das organizações de extrema direita em seu país, é coautor de Extremhögern, livro no qual põe o assunto em evidência. Morreu em sua casa, aos 50 anos, vítima de um ataque cardíaco, pouco depois de ter entregue os originais dos romances que compõem a trilogia Millennium.

Saiba mais sobre o escritor: http://www.stieglarsson.com

Outras resenhas de livros de Stieg Larsson, aqui no House of Thrillers:   

https://houseofthrillers.wordpress.com/category/stieg-larsson/

Grupo de discussão sobre o escritor, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/200-trilogia-millennium-stieg-larsson

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s