NÊMESIS (Nemesis) – Agatha Christie – um caso de Miss Marple

Publicado: 17 de setembro de 2011 em Agatha Christie
Tags:, ,

Editora: L&PM

Parece que alguém está muito preocupado em que os segredos do passado permaneçam esquecidos…

Miss Marple, sem acreditar, lê uma carta endereçada a ela, vinda de Mr. Rafiel (um conhecido de uma viagem ao Caribe há um ano atrás), recém-falecido, deixando instruções para que fosse investigado um crime, após sua morte.

Quando Rafiel fica obcecado em consertar uma injustiça terrível, é a ela que recorre, deixando, em seu testamento, vinte mil libras para custear os trabalhos.

Pelo menos, é isso que Miss Marple deduz, após ler a carta.

Jane Marple concorda com a investigação. O único problemas é que ele esqueceu de dizer quem está envolvido, onde e quando o crime foi cometido.  Muito intrigante.  Porém, conhecendo Rafiel como ela conhece, ela sabe que ele a guiará, de alguma forma, de onde estiver.  Mesmo do além túmulo…  E é isso que ele faz…

Miss Marple é, certamente, uma caricatura da mulher inglesa do campo – alta, magra, de olhos azuis, cabelos brancos e face enrugada.  Está sempre às voltas com um tricot.  Vive de modo refinado mas simples, gosta de jardinagem e longas caminhadas.  Mora no povoado de St. Mary Mead e recebe ajuda financeira de seu sobrinho da cidade, o novelista Raymond West, que considera a cidadezinhas, “uma poça estagnada.”  “Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma gota de água de uma poça estagnada, debaixo do microscópio.” – Miss Marple

Os leitores que já leram outro livro de Agatha Christie, “Um mistério no Caribe”, já conheceram Jason Rafiel, e podem compreender sua confiança na sabedoria de Miss Marple e em seu senso de justiça, já que os dois solucionaram, juntos, um crime, e dividiram suas lembranças de vida.

Parece que o único filho de Rafiel foi acusado do assassinato de uma jovem, anos atrás – uma jovem de novme Verity – e Mr. Rafiel deseja que a verdade se manifeste, seja ela qual for.

Os advogados dele, também sem nenhuma informação, discutem a questão do pagamento, no caso dela conseguir o intento.

Alguns dias após ter decidido seguir com a investigação, ela recebe uma carta de um grupo que trabalha com visitas a jardins ingleses, confirmando sua reserva num dos tours, como um presente de Rafiel.

Entendendo que essa é a dica que precisava, Jane vai ao passeio, que possui um itinerário programado por Rafiel, ainda que sem saber nada sobre o que procurar.

Então, ela é guiada, no papel de Nêmesis (a deusa da vingança e da justiça, na mitologia grega) através de um labirinto de aventuras e perigos, para solucionar mistérios novos e antigos.

Logo, ela se vê em face de outro crime – outro assassinato.  Parece que alguém está muito preocupado em que os segredos do passado permaneçam esquecidos…

Os personagens mais interessantes neste livro são três irmãs idosas, que possuem uma bela casa vitoriana.  Como elas receberam uma carta do amigo Rafiel, informando que Jane Marple estará no passeio, elas a convidam para ser hóspede em sua casa. 

Como sempre, nos romances de Agatha Christie, as chaves dos mistérios estão a disposição do leitor – resta saber como achá-las.

Assista à  primeira parte da série de televisão da BBC, sobre este livro:

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s