MISTÉRIO NO CARIBE (A Caribbean mistery) – Agatha Christie – um caso de Miss Marple

Publicado: 3 de dezembro de 2011 em Agatha Christie
Tags:,

Editora: Nova Fronteira

O fato especial neste livro é apresentação do personagem Jason Rafiel, um hóspede rico e extremamente rude, do qual ainda vamos ouvir falar em Nemesis.

Miss Marple, que esteve muito doente, escapa dos rigores do inverno inglês e ganha uma viagem de férias ao Caribe, de seu sobrinho rico, Raymond West.  Enquanto fica sentada ao sol do Caribe, no Golden Palm Hotel, na ilha de St. Honore, com sua cesta de tricot, Miss Marple se sente muito descontente.  Na verdade, o reumatismo melhorou bastante, mas nesse paraíso exótico não acontece nada!

De repente, seu interesse é despertado pelo comentário de um velho soldado, o Major Palgrave, em meio a um grupo de amigos turistas, sobre um assassino que ele conhecera.  E justo quando ele ia mostrar a ela uma fotografia do tal assassino, que ele tinha em sua carteira, uma interrupção fatal acontece…  Naquela mesma noite ele morre e a fotografia desaparece.

Logo os paralelos com os casos da vila em que mora, surgem na memória de Miss Marple e ela consegue as primeiras respostas.

Miss Marple é, certamente, uma caricatura da mulher inglesa do campo – alta, magra, de olhos azuis, cabelos brancos e face enrugada.  Está sempre às voltas com um tricot.  Vive de modo refinado mas simples, gosta de jardinagem e longas caminhadas.  Mora no povoado de St. Mary Mead e recebe ajuda financeira de seu sobrinho da cidade, o novelista Raymond West, que considera a cidadezinhas, “uma poça estagnada.”  “Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma gota de água de uma poça estagnada, debaixo do microscópio.” – Miss Marple.

Esta é uma estória clássica, com um grupo de suspeitos estabelecido, uma locação não muito extensa, e um um maravilhoso assassino a ser seguido.  Segue regras de que as pistas estão lá o tempo todo, mas você não as consegue ver, até que o caso é revelado.

O fato especial neste livro é apresentação do personagem Jason Rafiel, um hóspede rico e extremamente rude, do qual ainda vamos ouvir falar em Nemesis (resenha em: http://www.skoob.com.br/estante/livro/682192 e https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/09/17/nemesis-nemesis-agatha-christie-um-caso-de-miss-marple/).  Ele reconhece em Miss Marple, uma companheira para elucidar mistérios e prevenir futuros assassinatos.

Assista à  primeira parte da série de televisão da BBC, sobre este livro:

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s