O caso do Hotel Bertram (At Bertram´s Hotel) – Agatha Christie – um caso de Miss Marple

Publicado: 17 de dezembro de 2011 em Agatha Christie
Tags:,

Editora: Record

Um hotel antigo de Londres, da era Edwardiana, não tem uma reputação tão boa quanto seria o esperado…

Mas quando Miss Marple vem do campo, para um fim de semana em Londres, pago por seu sobrinho rico, ela encontra o que esperava no Hotel Bertram, que ela havia visitado várias vezes, quando criança: decoração austera, serviço impecável e uma atmosfera de perigo, escondida atrás de balcões envernizados.  O lugar perfeito para seu feriado.

Entrar nesse hotel é como entrar na Inglaterra antes da Guerra Mundial.  Tudo parece funcionar perfeitamente.  Os hóspedes são da nobreza, do clero e de famílias tradicionais – que gostam de passar pela experiência de voltar ao passado.

Mesmo assim, nem Miss Marple poderia prever a violenta cadeia de eventos que se iniciaria quando um hóspede excêntrico chega do aeroporto, no dia errado…

Miss Marple é, certamente, uma caricatura da mulher inglesa do campo – alta, magra, de olhos azuis, cabelos brancos e face enrugada.  Está sempre às voltas com um tricot.  Vive de modo refinado mas simples, gosta de jardinagem e longas caminhadas.  Mora no povoado de St. Mary Mead e recebe ajuda financeira de seu sobrinho da cidade, o novelista Raymond West, que considera a cidadezinhas, “uma poça estagnada.”  “Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma gota de água de uma poça estagnada, debaixo do microscópio.” – Miss Marple…

Quando o Inspetor-chefe da Scotland Yard faz uma conexão entre contas de algumas testemunhas de um processo criminal, e os hóspedes do hotel, ele decide visitar o local.  Inicialmente ele se entusiasma com a austeridade do hotel, mas acaba sentindo cheiro de rato e começa a pensar que, de alguma forma, está envolvida no caso que está tentando resolver.

O que se segue é um tremendo mistério sobre um padre distraído que desaparece (Reverendo Moneypenny), e uma jovem herdeira (Elvira Blake) interessada em saber o tamanho da herança de seu pai (ou quem irá recebê-la, caso ela mesma morra).  Elvira tem segredos que não divide com ninguém. 

Uma jovem é quase morta e um dos empregados do hotel é assassinado, não deixando mais dúvidas ao inspector Davy, de que algo de podre está acontecendo no hotel.  E ele é tão esperto quanto Miss Marple.

Mickey Gorman é um taxista irlandês que tem importante participação na solução do mistério.  Segredos escondidos, são revelados através de coincidências, não tão ocasionais assim.

Como sempre, como em todos os thrillers de Agatha Christie, as pistas estão lá, à disposição de todos os leitores, embora só consigamos notá-las ao final do livro.

Assista à  primeira parte da série de televisão da BBC, de 1986, sobre este livro:

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s