A maldição do espelho (The mirror crack´d from side to side) – Agatha Christie – um caso de Miss Marple

Publicado: 24 de dezembro de 2011 em Agatha Christie
Tags:,

Editora: Nova Fronteira

Miss Marple sabe – mesmo a cidadezinha mais calma pode guardar os segredos mais escabrosos.

Uma das vizinhas de Jane Marple, Mrs. Bantry, colocou sua casa a venda e ela foi comprada por uma atriz de cinema americano, a bela e glamurosa, Marina Gregg e seu marido Jason Rudd.

O casal oferece uma grande festa para reinaugurar a casa e, durante o jantar, num minuto, a tola Heather Babcock estava falando com sua atriz de cinema favorita.  Logo depois, ela sofre um ataque violento, envenenada por um drinque fatal, que, tudo indica, era para ser tomado pela atriz.

Mas enquanto a polícia se enrola toda para descobrir pistas, Miss Marple começa a perguntar coisas, pois ela sabe – mesmo a cidadezinha mais calma, como St. Mary Mead, pode guardar os segredos mais escabrosos.  A Natureza humana é sempre constante.

Em 1980, o livro foi para o cinema com Angela Lansburry no papel de Miss Marple. Elizabeth Taylor, Rock Hudson, e Kim Novak tiveram outros papéis nesta excelente recriação da peça literária.

Só senti muita falta dos trabalhos de tricot costumeiros, de nossa detetive amadora.

Miss Marple é, certamente, uma caricatura da mulher inglesa do campo – alta, magra, de olhos azuis, cabelos brancos e face enrugada.  Está sempre às voltas com um tricot.  Vive de modo refinado mas simples, gosta de jardinagem e longas caminhadas.  Mora no povoado de St. Mary Mead e recebe ajuda financeira de seu sobrinho da cidade, o novelista Raymond West, que considera a cidadezinhas, “uma poça estagnada.”  “Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma gota de água de uma poça estagnada, debaixo do microscópio.” – Miss Marple

Como sempre, como em todos os thrillers de Agatha Christie, as pistas estão lá, à disposição de todos os leitores, embora só consigamos notá-las ao final do livro.

Assista à  primeira parte da série de televisão da BBC, de 1986, sobre este livro:

Assista à cena do filme para o cinema, com Elizabeth Taylor e participação de um Pierce Brosnam bem jovenzinho:

Agatha Christie

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, Agatha May Clarissa Mallowan, adotou o sobrenome de seu primeiro marido, Archibald Christie, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.  Nasceu em Devon, na Inglaterra, filha de pais cultos e inteligentes.  Cursou uma “escola para moças” em Paris e durante a 1ª Guerra Mundial, foi voluntária na Cruz Vermelha.
Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. 

Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com
 

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s