O enigma de Sally (Cover her face) – P. D. James – série Adam Dalgliesh 1

Publicado: 31 de dezembro de 2011 em P. D. James
Tags:,

Editora: Companhia das Letras

Este foi o primeiro livro de P. D. James, de 1962, e conquistou prêmios o bastante para que ela se colocasse entre as mais promissoras escritoras de policiais, da época.

Sally Jupp era uma jovem atraente e sensual que usava seu corpo e seu cérebro numa escalada social.

Agora, ela encontra-se jogada em sua cama, com marcas de estrangulamento em seu lindo pescoço.  Alguém decidiu que o ônus do pecado deveria ser a morte.

E o inspetor Adam Dalgliesh tem de descobrir quem decidiu por isso.

Sally era mãe solteira, numa época em que isso ainda era um estigma.  Depois de um tempo num abrigo para mulheres, ela encontra serviço como empregada de uma família aristocrática – os Maxie.  E, uma vez lá instalada, ela mostra um outro lado de sua personalidade: um prazer perverso em criar antipatia em todos que cruzam seu caminho.

E consegue uma proposta de casamento do filho dos Maxie – o que torna seu jogo, letal.

A estória é bem construída, os personagens são bem caracterizados, e o crime é apropriadamente misterioso.  Apesar de ser apenas um vislumbre do estilo que P. D. James irá implantar em seus trabalhos, o inspetor Dalgliesh ainda não está bem desenvolvido – o que é natural.

Um belo exemplo do formato Agatha Christie completo, com a casa de campo do interior da Inglaterra, um assassinato num quarto trancado, e o confronto final entre todos os suspeitos e o detetive.

Uma de suas marcas registradas é sua insistência em descrever cada cena em seus mínimos detalhes, ajudando na construção de uma conclusão surpreendente.

P. D. James

Phyllis Dorothy James, 3 de agosto de 1920, é a Baronesa James de Holland Park, membro da House of Lords (Câmara dos Lordes) e uma escritora britânica de ficção policial que usa o nome P. D. James ao assinar as suas obras.  É  principais: a jovem detective privada Cordelia Gray e Adam Dalgliesh, inspector-chefe da Scotland Yard, de meia-idade, que surge pela primeira vez em 1962 no romance Cover Her Face (O Enigma de Sally Jump). James ganhou vários prémios: Silver Dagger 1971 para Shroud for a Nightingale (Mortalha para Uma Enfermeira), Silver Dagger 1975 para The Black TowerSilver Dagger 1986 e International Macavity Award em 1987 para A Taste for Death (O Gosto da Morte), Diamond Dagger 1987 pela carreira literária e Grand Master Award 1999.  Em 1983 foi distinguida com a Ordem do Império Britânico. Foi igualmente nomeada Par do Reino na Câmara dos Lordes, recebendo o título Baronesa James de Holland Park. Em 1992 foi distinguida com o doutoramento em literatura pela Universidade de Buckingham e em 1993 pela Universidade de Londres. É membro da Royal Society of LiteratureSite da escritora:  http://www.randomhouse.com/features/pdjames/

Outras resenhas de livros de P. D. James, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/p-d-james/

  • Cover Her Face (1962) (introduzindo o detetive Adam Dalgliesh AD1)
  • A Mind to Murder (1963) – Mente assassina AD 2
  • Unnatural Causes (1967) –  AD3
  • Shroud for a Nightingale (1971) – AD 4
  • The Black Tower (1975) – A torre negra – AD5
  • Death of an Expert Witness (1977) – Morte de um perito – AD6
  • A Taste for Death (1985) AD – Um gosto por morte AD7
  • Devices and Desires (1990) AD – Armadilhas e desejos AD8
  • Original Sin (1994) – Pecado original AD9
  • A Certain Justice (1997) – Uma certa justiça AD10
  • Death in Holy Orders (2001) AD 11
  • The Murder Room (2003) AD 12 – A sala dos homicídios
  • The Lighthouse (2005) AD 13 – O farol
  • The Private Patient (2008) AD 14 – O paciente particular (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/12/31/paciente-particular-the-private-pacient-p-d-james/)

An Unsuitable Job for a Woman (1972) (Cordelia Gray CG1) – Trabalho impróprio para uma mulher

The Skull Beneath the Skin(1982) – O crânio sob a pele CD2

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s