O enigma do oito – (The eight) – Katherine Neville

Publicado: 7 de janeiro de 2012 em Katherine Neville
Tags:

Editora: Rocco

O thriller de estréia de Katherine Neville (publicado há 20 anos atrás) se passa, simultaneamente, em 1790 e 1972.

Século XX – Catherine Velis é mestra em matemática e interessada no jogo de xadrez.  Também uma especialista em computação de uma firma de contabilidade.

Antes de viajar para iniciar um novo trabalho na Argélia, Cat tem sua sorte lida por uma vidente, que a avisa de um grande perigo iminente.

Um conhecido antiquário se aproxima dela com uma oferta misteriosa.  Um cliente anônimo está tentado reunir as peças de um antigo jogo de xadrez – desaparecido há muitos séculos e que parece estar lá na Argélia.  Se Cat trouxer as peças, ganhará uma recompensa bem alta.

1790 – sul da França – Mireille de Remy e sua prima Valentine são noviças no convento de Montglane.  Em meio à Revolução Francesa, as duas jovens fogem com algumas peças do xadrez que teria pertencido a Carlos Magno e que estavam enterradas nos jardins da Abadia.  Reza a lenda que quem conseguir reunir todas as peças e o tabuleiro, conseguirá um poder ilimitado.  Mas para que isso seja possível, elas percorrem vários locais do mundo.

Mireille, durante sua jornada, se encontra com as principais figuras históricas da época, de Robespierre a Napoleão, passando por Marat, Catarina a Grande, Bach, Rousseau, Talleyrand e Benedict Arnold.  Mais de 60 personagens se misturam, complicando muito o entendimento da trama, em mais de 500 páginas, às vezes emocionantes, às vezes, entediantes.

O thriller pretende ser um “Pêndulo de Foucault” de Humberto Eco ou um “Código da Vinci” de Dan Brown, mas acaba sendo, com sorte, um roteiro de Indiana Jones, arrastado.

Não sou muito chegada ao jogo de xadrez, mas isso não influenciou minha opinião sobre o livro.  Como historiadora, muita ficção sobre personagens históricos reais não me agrada.

Em resumo, uma grande salada! Muitas lições sobre o jogo de xadrez, teorias matemáticas, alquimia, mitologia mediterrânea, política petrolífera, números Fibonacci e … Maçonaria. – não poderia faltar

Entrevista com a escritora:

A amiga e Skoober Ptah, também resenhou o livro em 01/12/2009 – Infinitas citações.  Este livro me conquistou porque é cheio, coalhado mesmo, de citações e referências. Quem gosta de história (mas não é purista) vai se empolgar com as viagens de duas mulheres em épocas diferentes: presente e revolução francesa. Personagens como Marat e sua assassina, Catarina da Russia e até o enxadrista Philidor entram como personagens nesse romance atras de algo que pode lhes dar poder. Enfim, adoro romances históricos, mea culpa.

Katherine Neville

Katherine Neville nasceu em St. Louis, Estados Unidos, em abril de 1945. Especialista em Administração e Gestão de Empresas, foi vice-presidente do Bank of America e consultora para a implementação de sistemas informáticos em organizações da área financeira e das energias, como a IBM e a OPEP.  Viveu em seis países e em três continentes, e em metade dos estados dos EUA. Dessa vasta experiência nasceu O enigma do Oito (1988), que se tornou rapidamente num dos maiores bestsellers mundiais. Vinte anos depois publicou a sua continuação, O Fogo

Acompanhe a escritora em: www.katherineneville.com

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s