Quebra de confiança (Deal Breaker) – Harlan Coben – série Myron Bolitar 1

Publicado: 11 de fevereiro de 2012 em Harlan Coben
Tags:,

Editora: Arqueiro

Prefiro os thrillers de Harlan Coben mais cerebrais.

Myron Bolitar, o protagonista deste livro e desta série que se inicia, é um ex-astro do basquete americano que fez carreira a partir do time da universidade.  Após atingir o ápice de sua carreira, um acidente durante um jogo o tirou dos campos para sempre.  Fraturas múltiplas, cadeira de rodas, muletas, bengala, um andar arrastado…

Hoje é um agente promotor e empresário de jovens atletas em ascenção – o que o faz ter de se meter em suas vidas – às vezes, fundo demais.

O sarcasmo em pessoa, cínico, mas apaixonado pelo que faz, com um coração mole, dá sempre um toque de leveza nas partes mais tensas da trama, rindo de seus inimigos com piadas inteligentes e deixando-os desconcentrados, com incoerentes citações de escritores e teatrólogos famosos – Shakespeare é seu preferido.

E o agente Myron (ele detesta seu nome) está, no momento, às voltas com o promissor atleta Christian Steele, com quem está negociando um contrato, que recebe uma ligação telefônica de sua ex-namorada Kathy (irmã da ex-esposa de Myron, a escritora Jessica Culver) – uma mulher presumivelmente morta, em caso encerrado pela polícia.

Tentando desvendar a verdade sobre a tragédia da família, os segredos de uma mulher e as mentiras de um homem, Myron penetra no lado negro das atividades esportivas – onde a imagem e o talento o fazem rico, mas a verdade pode matar.

A figura mais interessante do livro e da série, para mim, será Win: Windsor Horne Lockwood III, seu antigo colega de quarto na universidade – louro, feições nobres, olhos azuis, carinha de anjo, coração de demônio.  Sempre muito bem vestido, mestre no golfe e nas artes marciais – é sempre  apoio que Myron precisa a qualquer hora em qualquer lugar – inclusive financeiro (tudo o que o dinheiro pode comprar).

Também não podemos nos esquecer da assistente/secretária de Myron, a bela e perspicaz ex-lutadora Esperanza.

Quantas consequências ruins podem acontecer a partir do desfacelamento da imagem de um pai ou de uma mãe – conheço casos de arrepiar.

Gostei de me sentir próxima do escritor Harlan Coben, quando ele faz menção a músicas de sua preferência, que os personagens estão escutando ou que estejam tocando ao fundo das cenas, como “I love you just the way you are” do Billy Joel.

Ao contrário da maioria dos escritores de thrillers de suspense, fica óbvio que Harlan Coben trabalha de trás para frente, de forma que seus leitores são brindados com uma trama que realmente faz sentido.

Embora a trama seja muito próxima da vida real, não consegui me apaixonar pelo protagonista Myron Bolitar.  Prefiro os livros de Coben em que as estórias não sejam parte de nenhuma série.  Achei muita violência, o tempo todo – muitas cenas de luta, talvez mais do que o necessário.  Prefiro os thrillers mais cerebrais.

Vídeo em que Harlan Coben fala sobre o protagonista da série, Myron Bolitar:

Harlan Coben

Harlan Coben é autor de mais de 15 livros e vencedor de vários prêmios – sendo o únic escritor a ganhar o Shamus, o Anthony e o Edgar Allan Poe. Aclamados pela crítica, seus últimos lançamentos chegaram ao topo das listas de mais vendidos, dos principais veículos de comunicação do mundo. Os livros de Coben já foram traduzidos para mais de 20 idiomas. Atualmente o autor vive com a mulher e os quatro filhos, em Nova Jersey.  Aclamado na França como “o mestre das noites em claro”.Site: http://www.harlancoben.com

Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.1403961430909.2053515.1588575676#!/harlan.coben / http://www.facebook.com/harlancobenbooks?ref=ts&sk=wall

Twitter:@HarlanCoben – http://twitter.com/#!/HarlanCoben

Grupo de discussão no Skoob, sobre o autor: http://www.skoob.com.br/grupo/572-harlan-coben

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s