Um cadáver mutilado (Unnatural Causes) – P. D. James – série Adam Dalgliesh 3

Publicado: 17 de março de 2012 em P. D. James
Tags:,

 Editora: Francisco Alves

Um famoso escritor de livros de suspense é encontrado morto, no fundo de um veleiro, com ambas as mãos decepadas.

O Superintendente Adam Dalgliesh, com a ajuda de sua tia Jane tem de descobrir quem datilografou a sentença de morte do escritor Maurice Seton, antes que novas mortes aconteçam.  Sim – nesta época, 1967, máquinas de datilografia e cópias a carbono ainda eram usadas.

A esposa do escritor Maurice Seton cometeu suicídio anos atrás, e ele é acusado de ter matado Arabella, a gata do vizinho.

Este livro tem o foco em Dalgliesh – que o leitor sabe, se tornará um dos mais famosos detetives de thrillers.  Seu personagem começa a tomar forma, suas habilidades dedutivas começam a despontar e começamos a saber um pouco sobre sua vida privada, seus gostos e preferências.  Nós, leitores, podemos sentir a luta de Dalgliesh para decidir quanto a casar-se ou não com Deborah Riscoe – temos, até mesmo, um bônus de sua poesia – 10 linhas dedicadas a Deborah.

Dalgliesh está de férias, visitando sua tia, na vila de Monksmere, em Suffolk, cujos vizinhos são todos escritores ou relacionam-se com escritores, com seus segredos e suas invejas e frustrações.

Este livro nos dá a idéia da forma com que um meio ambiente pode nos afetar.  O cenário místico e novoento de Monksmere e seu meio ambiente hostil, pode criar uma atmosfera de isolamento e de individualismo nos personagens.

Até mesmo ele, encontra dificuldade em se relacionar com o inspetor local, Inspetor Reckless, encarregado do caso. Portanto, ele próprio tem de desvendar a trama e evitar novos assassinatos.

A revelação final do método e do motivo do assassinato, é interessante e diferente das que normalmente lemos – P. D. James faz uso da confissão do próprio assassino, que faz questão de relatar o que fez, gravado em seus mínimos detalhes.

Todos os livros de P. D. James devem ser lidos, mas, curiosamente, mesmo com tal abertura, eu tive dificuldade de me interessar e me concentrar no livro, que, hoje em dia, talvez fosse considerado politicamente incorreto, em alguns de seus comentários negativos em relação a homossexuais e a cadeirantes – no mínimo, de mal gosto.

 

P. D. James

Phyllis Dorothy James, 3 de agosto de 1920, é a Baronesa James de Holland Park, membro da House of Lords (Câmara dos Lordes) e uma escritora britânica de ficção policial que usa o nome P. D. James ao assinar as suas obras.  É  principais: a jovem detective privada Cordelia Gray e Adam Dalgliesh, inspector-chefe da Scotland Yard, de meia-idade, que surge pela primeira vez em 1962 no romance Cover Her Face (O Enigma de Sally Jump). James ganhou vários prémios: Silver Dagger 1971 para Shroud for a Nightingale (Mortalha para Uma Enfermeira), Silver Dagger 1975 para The Black TowerSilver Dagger 1986 e International Macavity Award em 1987 para A Taste for Death (O Gosto da Morte), Diamond Dagger 1987 pela carreira literária e Grand Master Award 1999.  Em 1983 foi distinguida com a Ordem do Império Britânico. Foi igualmente nomeada Par do Reino na Câmara dos Lordes, recebendo o título Baronesa James de Holland Park. Em 1992 foi distinguida com o doutoramento em literatura pela Universidade de Buckingham e em 1993 pela Universidade de Londres. É membro da Royal Society of LiteratureSite da escritora:  http://www.randomhouse.com/features/pdjames/Outras resenhas de livros de P. D. James, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/p-d-james/

  • Cover Her Face (1962) (introduzindo o detetive Adam Dalgliesh AD1)
  • A Mind to Murder (1963) – Mente assassina AD 2
  • Unnatural Causes (1967) –  AD3
  • Shroud for a Nightingale (1971) – AD 4
  • The Black Tower (1975) – A torre negra – AD5
  • Death of an Expert Witness (1977) – Morte de um perito – AD6
  • A Taste for Death (1985) AD – Um gosto por morte AD7
  • Devices and Desires (1990) AD – Armadilhas e desejos AD8
  • Original Sin (1994) – Pecado original AD9
  • A Certain Justice (1997) – Uma certa justiça AD10
  • Death in Holy Orders (2001) AD 11
  • The Murder Room (2003) AD 12 – A sala dos homicídios
  • The Lighthouse (2005) AD 13 – O farol
  • The Private Patient (2008) AD 14 – O paciente particular (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/12/31/paciente-particular-the-private-pacient-p-d-james/)

An Unsuitable Job for a Woman (1972) (Cordelia Gray CG1) – Trabalho impróprio para uma mulher

The Skull Beneath the Skin(1982) – O crânio sob a pele CD2

Anúncios
comentários
  1. Claudia disse:

    Tu sabes que esse livro eu nao tenho e fiquei curiosa.
    Por acaso tu conhece algum sebo que tenha um em boas condições?
    Abraço.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s