Mortalha para uma enfermeira (Shroud for a Nightingale) – P. D. James – série Adam Dalgliesh 4

Publicado: 24 de março de 2012 em P. D. James
Tags:,

Editora: Companhia das Letras

As jovens da Casa Nightingale lá estão para aprender a cuidar e dar conforto os doentes.

Mas quando uma das residentes (Pearce) faz o papel de um paciente numa demonstração de habilidades de enfermagem, ela é brutalmente assassinada, envenenada por uma sonda intra-gástrica.

Uma outra estudante, que estava grávida, também morre, misteriosamente (Fallon), envenenada por nicotina; e é trabalho para Adam Dalgliesh, da Scotland Yard, desmascarar o assassino que resolveu prescrever morte, como a cura para todas as doenças.

Seu trabalho de investigação o leva a um mundo de segredos há muito escondidos, repressão sexual e chantagem, entre uma longa lista de suspeitos do sexo feminino.

O quarto livro da série Adam Dalgliesh é uma das tramas mais intrigantes e misteriosas de P. D. James – uma das mais brilhantemente bem concebidas – tudo se encaixa, perfeitamente.

Porém, todos os leitores de James sabem que seus livros oferecem mais que um mistério a ser solucionado.  Ela dá a seus leitores, muito o que pensar – o motivo dos crimes é sempre chocante e provocante – e Dalgliesh é apresentado (desde o primeiro livro da série: O enigma de Sally – resenha no blog https://houseofthrillers.wordpress.com/2012/05/05/o-enigma-de-sally-cover-her-face-p-d-james-serie-adam-dalgliesh-1/ ) com grande sensibilidade e complexidade, como um ser humano especial, que é!

Seu subordinado, o sargento Masterson – sim, agora ele não está mais sozinho; passamos a conhecer os subordinados de Dalgliesh – é ainda um pouco sem sal, o culpado possui várias dimensões; e as suspeitas são, todas, extremamente, bem caracterizadas.

Este é o primeiro de seus livros, em que o passado dos personagens importam para os acontecimentos do presente.  Temos de admitir até que ponto lealdade e ressentimento podem levar os seres humanos.

O cenário, uma escola de enfermagem isolada e escura, em meio a tempestades e ventanias, com uma história assustadora que vem desde a Era Vitoriana, cria a atmosfera e o suspense necessários.  A casa Nightingale está localizada perto do hospital rural John Carpendar.

Se puder, leia com o telefone fora do gancho e não deixe que ninguém ou nada interrompa sua intensa e maravilhosa experiência de leitura.

P. D. James

Phyllis Dorothy James, 3 de agosto de 1920, é a Baronesa James de Holland Park, membro da House of Lords (Câmara dos Lordes) e uma escritora britânica de ficção policial que usa o nome P. D. James ao assinar as suas obras.  É  principais: a jovem detective privada Cordelia Gray e Adam Dalgliesh, inspector-chefe da Scotland Yard, de meia-idade, que surge pela primeira vez em 1962 no romance Cover Her Face (O Enigma de Sally Jump). James ganhou vários prémios: Silver Dagger 1971 para Shroud for a Nightingale (Mortalha para Uma Enfermeira), Silver Dagger 1975 para The Black TowerSilver Dagger 1986 e International Macavity Award em 1987 para A Taste for Death (O Gosto da Morte), Diamond Dagger 1987 pela carreira literária e Grand Master Award 1999.  Em 1983 foi distinguida com a Ordem do Império Britânico. Foi igualmente nomeada Par do Reino na Câmara dos Lordes, recebendo o título Baronesa James de Holland Park. Em 1992 foi distinguida com o doutoramento em literatura pela Universidade de Buckingham e em 1993 pela Universidade de Londres. É membro da Royal Society of LiteratureSite da escritora:  http://www.randomhouse.com/features/pdjames/Outras resenhas de livros de P. D. James, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/p-d-james/

  • Cover Her Face (1962) (introduzindo o detetive Adam Dalgliesh AD1)
  • A Mind to Murder (1963) – Mente assassina AD 2
  • Unnatural Causes (1967) –  AD3
  • Shroud for a Nightingale (1971) – AD 4
  • The Black Tower (1975) – A torre negra – AD5
  • Death of an Expert Witness (1977) – Morte de um perito – AD6
  • A Taste for Death (1985) AD – Um gosto por morte AD7
  • Devices and Desires (1990) AD – Armadilhas e desejos AD8
  • Original Sin (1994) – Pecado original AD9
  • A Certain Justice (1997) – Uma certa justiça AD10
  • Death in Holy Orders (2001) AD 11
  • The Murder Room (2003) AD 12 – A sala dos homicídios
  • The Lighthouse (2005) AD 13 – O farol
  • The Private Patient (2008) AD 14 – O paciente particular (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/12/31/paciente-particular-the-private-pacient-p-d-james/)

An Unsuitable Job for a Woman (1972) (Cordelia Gray CG1) – Trabalho impróprio para uma mulher

The Skull Beneath the Skin(1982) – O crânio sob a pele CD2

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s