A torre negra (The Black Tower) – P. D. James – série Adam Dalgliesh 5

Publicado: 31 de março de 2012 em P. D. James
Tags:,

Editora: Companhia das Letras

Apesar de fraca, foi listada como uma das 100 maiores estórias de mistério de todos tempos por um periódico norte-americano.

Recém recuperado de uma grave doença, e em meio a uma crise de auto-confiança, o agora Comandante Adam Dalgliesh é chamado para Toynton Grange, um local para pacientes terminais, o leito de morte de um velho padre.

Quando Dalgliesh chega, o Padre Baddeley, seu antigo mentor,  está morto.  E Dalgliesh sente necessidade de investigar mais a fundo, enquanto pensa na possibilidade de deixar a Scotland Yard.

Mas não há lugar nem tempo para descanso, pois acontece uma série de mortes em Troynton Grange, e a cada morte, Dalgliesh retorna, inexoravelmente, à sua antiga vida, solucionando os mistérios.

O cenário é lúgubre e é parte importante na tensão gerada durante a trama.

Uma curiosidade: Dalgliesh menciona a detetive particular Cordelia Gray, de Trabalho Impróprio para uma mulher: (resenho no blog https://houseofthrillers.wordpress.com/2012/04/28/trabalho-improprio-para-uma-mulher-an-unsuitable-job-for-a-woman-p-d-james-serie-cordelia-gray-2/) e A máscara da caveira (resenha no blog https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/09/24/a-mascara-da-caveira-o-cranio-sob-a-pele-the-skull-beneath-the-skin-p-d-james-serie-cordelia-gray-2/) várias vezes.

Um aviso: é possível que o leitor precise de uma receita médica para escapar da atmosfera depressiva que esta estória cria.

A amiga Skoober Nessa Gagliardi, também resenhou o livro, em 03/08/2009 – Pobre! Que decepção que foi esse livro! Dezenas de personagens mal definidos, narrativa forçada, enfim, um sacrifício! E para completar, a autora, no final, utilizou a velha fórmula do “souoassassinoemateiporissoeporaquilo”! Ah! Tenha a santa paciência! Que porre!!!  Se esse é um dos livros mais conhecidos e badalados da P. D. James, nem quero conhecer o resto!  Só não leva apenas uma estrela porque, mesmo aos trancos e barrancos, consegui ler até o final.

P. D. James

Phyllis Dorothy James, 3 de agosto de 1920, é a Baronesa James de Holland Park, membro da House of Lords (Câmara dos Lordes) e uma escritora britânica de ficção policial que usa o nome P. D. James ao assinar as suas obras.  É  principais: a jovem detective privada Cordelia Gray e Adam Dalgliesh, inspector-chefe da Scotland Yard, de meia-idade, que surge pela primeira vez em 1962 no romance Cover Her Face (O Enigma de Sally Jump). James ganhou vários prémios: Silver Dagger 1971 para Shroud for a Nightingale (Mortalha para Uma Enfermeira), Silver Dagger 1975 para The Black TowerSilver Dagger 1986 e International Macavity Award em 1987 para A Taste for Death (O Gosto da Morte), Diamond Dagger 1987 pela carreira literária e Grand Master Award 1999.  Em 1983 foi distinguida com a Ordem do Império Britânico. Foi igualmente nomeada Par do Reino na Câmara dos Lordes, recebendo o título Baronesa James de Holland Park. Em 1992 foi distinguida com o doutoramento em literatura pela Universidade de Buckingham e em 1993 pela Universidade de Londres. É membro da Royal Society of LiteratureSite da escritora:  http://www.randomhouse.com/features/pdjames/Outras resenhas de livros de P. D. James, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/p-d-james/

  • Cover Her Face (1962) (introduzindo o detetive Adam Dalgliesh AD1)
  • A Mind to Murder (1963) – Mente assassina AD 2
  • Unnatural Causes (1967) –  AD3
  • Shroud for a Nightingale (1971) – AD 4
  • The Black Tower (1975) – A torre negra – AD5
  • Death of an Expert Witness (1977) – Morte de um perito – AD6
  • A Taste for Death (1985) AD – Um gosto por morte AD7
  • Devices and Desires (1990) AD – Armadilhas e desejos AD8
  • Original Sin (1994) – Pecado original AD9
  • A Certain Justice (1997) – Uma certa justiça AD10
  • Death in Holy Orders (2001) AD 11
  • The Murder Room (2003) AD 12 – A sala dos homicídios
  • The Lighthouse (2005) AD 13 – O farol
  • The Private Patient (2008) AD 14 – O paciente particular (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/12/31/paciente-particular-the-private-pacient-p-d-james/)

An Unsuitable Job for a Woman (1972) (Cordelia Gray CG1) – Trabalho impróprio para uma mulher

The Skull Beneath the Skin(1982) – O crânio sob a pele CD2

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s