Um gosto por morte (A Taste for Death) – P. D. James série Adam Dalgliesh 7

Publicado: 21 de abril de 2012 em P. D. James
Tags:,

Editora: Bestseller

Por que criar um personagem se não será utilizado?                        

            Quando a Igreja de São Mateus se torna a cena ensangüentada de um duplo homicídio, em que os corpos são encontrdos com as gargantas cortadas, o comandante da Scotland Yard, Adam Dalgliesh, que vimos acompanhando desde que era somente um simples inspetor, em O enigma de Sally (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2012/05/05/o-enigma-de-sally-cover-her-face-p-d-james-serie-adam-dalgliesh-1/),  se encontra frente a um intrigante dilema.

Desafiado com a investigação de um crime que parece ter muitos motivos, Dalgliesh explora um diário queimado e interroga uma viúva de olhos violeta, grávida e cheia de malícia.

Tudo para entender como os dois homens assassinados podem ser conectados.  Uma vítima é Sir Paul Berowne, membro do Parlamento, e o outro, é um vagabundo acostumado a dormir no chão da igreja.

Essas mortes parecem estar ligadas a morte de duas mulheres jovens que foram recém contratadas por Berowne: uma por suicídio, a outra por afogamento.

Além disso, há vários suspeitos: a mãe dele, Lady Ursula, a viúva Bárbara, a filha Sarah, o amante da viúva, o namorado da filha, o irmão da viúva.

Dalgliesh sente uma simpatia especial por este caso, pois ele conheceu Berowne.

Também trabalha neste caso, a Sargento Kate Miskin, recentemente contratada na equipe de Dalgliesh, e que precisa dar uma boa impressão e lutar contra seus próprios fantasmas pessoais.

Mas uma pergunta me assombra:

– O que foi feito do vagabundo que também morreu na igreja?  Não se falou mais dele…  Por que criar um personagem se não será utilizado?                             

P. D. James

Phyllis Dorothy James, 3 de agosto de 1920, é a Baronesa James de Holland Park, membro da House of Lords (Câmara dos Lordes) e uma escritora britânica de ficção policial que usa o nome P. D. James ao assinar as suas obras.  É  principais: a jovem detective privada Cordelia Gray e Adam Dalgliesh, inspector-chefe da Scotland Yard, de meia-idade, que surge pela primeira vez em 1962 no romance Cover Her Face (O Enigma de Sally Jump). James ganhou vários prémios: Silver Dagger 1971 para Shroud for a Nightingale (Mortalha para Uma Enfermeira), Silver Dagger 1975 para The Black TowerSilver Dagger 1986 e International Macavity Award em 1987 para A Taste for Death (O Gosto da Morte), Diamond Dagger 1987 pela carreira literária e Grand Master Award 1999.  Em 1983 foi distinguida com a Ordem do Império Britânico. Foi igualmente nomeada Par do Reino na Câmara dos Lordes, recebendo o título Baronesa James de Holland Park. Em 1992 foi distinguida com o doutoramento em literatura pela Universidade de Buckingham e em 1993 pela Universidade de Londres. É membro da Royal Society of Literature

Site da escritora:  http://www.randomhouse.com/features/pdjames/

Outras resenhas de livros de P. D. James, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/p-d-james/

  • Cover Her Face (1962) (introduzindo o detetive Adam Dalgliesh AD1)
  • A Mind to Murder (1963) – Mente assassina AD 2
  • Unnatural Causes (1967) –  AD3
  • Shroud for a Nightingale (1971) – AD 4
  • The Black Tower (1975) – A torre negra – AD5
  • Death of an Expert Witness (1977) – Morte de um perito – AD6
  • A Taste for Death (1985) AD – Um gosto por morte AD7
  • Devices and Desires (1990) AD – Armadilhas e desejos AD8
  • Original Sin (1994) – Pecado original AD9
  • A Certain Justice (1997) – Uma certa justiça AD10
  • Death in Holy Orders (2001) AD 11
  • The Murder Room (2003) AD 12 – A sala dos homicídios
  • The Lighthouse (2005) AD 13 – O farol
  • The Private Patient (2008) AD 14 – O paciente particular (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/12/31/paciente-particular-the-private-pacient-p-d-james/)

An Unsuitable Job for a Woman (1972) (Cordelia Gray CG1) – Trabalho impróprio para uma mulher

The Skull Beneath the Skin(1982) – O crânio sob a pele CD2

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s