Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express) – Agatha Christie – um caso de Hercule Poirot

Publicado: 7 de julho de 2012 em Agatha Christie
Tags:, ,

Editora: Nova Fronteira

Um dos passageiros do trem tem de ser o assassino.

Logo após a meia noite, o famoso Expresso do Oriente parou nos trilhos, por conta de uma nevasca.

Pela manhã, o milionário Samuel Edward Ratched  é encontrado morto em sua cabine, esfaqueado 12 vezes – a porta trancada por dentro.

Um dos passageiros do trem tem de ser o assassino.

Isolado pela nevasca, o detetive Hercule Poirot, que também estava no trem, tem de encontrar o assassino entre vários inimigos do morto, usando suas pequenas células cinzentas, antes que ele decida matar novamente.

A vítima parece que estava envolvida num caso de seqüestro e assassinato há muitos anos atrás e saiu ilesa do julgamento.

Estaria Ratched, então sendo punido por seu crime?

Ou ele foi assassinado por alguma coisa totalmente diferente?

Teria sido ele vítima de um erro de identidade?

Os suspeitos são típicos: um coronel inglês, uma princesa russa, um conde, uma bela e misteriosa mulher…

Agatha Christie usa, na trama, o chamado cenário fechado – uma ilha, um navio, um trem, – para fazer com que somene um pequeno número de suspeitos seja o foco da investigação e da posterior explicação final, de Poirot.

Escrito em 1934, resultou de suas viagens com o Professor Mallowan no Expresso Oriente, para Bagdá, onde conferia tudo que havia pensado e verificava o local de tomadas, interruptores, portas e camas. Depois de ter lido o livro, um leitor fez a viagem para verificar a veracidade das informações – vai gostar de detalhes assim…

O filme de 1974, baseado no livro, permaneceu fiel à estória e ideia originais, enchendo a telona de nostalgia, humor e intrigas.  Um dos mais glamurosos elencos já vistos em filmes, foi reunido para fazê-lo: Ingrid Bergman, Lauren Bacall, Richard Widmark, e Albert Finney como Hercule Poirot – dirigido por Sidney Lumet.  O grande sucesso apresentou uma nova geração de leitores de livros de crimes a Agatha Christie e Hercule Poirot, reeditando o livro, com milhões de cópias.

Há uma versão mais moderna, com Alfred Molina como Poirot.

Trailer do filme sobre o livro:

A amiga e Skoober, Érika dos Anjos, também resenhou o livro em 22/07/2009 – A marca da Dama do Crime Com muito orgulho, digo que tenho todos os livros publicados por Agatha Christie. E, garanto, Assassinato no Expresso do Oriente está no TOP 5 da autora. É excelente e, como já disseram vários colegas, tem um final surpreendente, que faz com que você queira voltar algumas páginas só para confirmar o que a autora cita na conclusão.  Como sempre, Hercule Poirot está escelente no livro. Com tiradas geniais e sarcásticas, o detetive desta vez não é chamado para resolver o problema e sim faz parte dele. Já que era um dos passageiros do trem em que, coincidentemente, aconteceu o crime.  Outro ponto que chama atenção no pequeno detetive belga é a forma como ele pensa e age após a descoberta do criminoso. Mais uma vez, ele demostra que, acima de tudo, tem bom coração e bom senso. Mais um clássico maravilhoso da Dama do Crime.
PS: Na última versão do filme, Alfred Molina está genial interpretando o Poirot!  Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

O Skoober Cláudio Schamis, também resenhou o livro em11/02/2009 – Melhor livro de Agatha na minha opinião. Um suspense magnifico, que nos faz tentar adivinhar e deduzir quem cometeu o crime conforme a história vai evoluindo, mas em se tratando da professora dos mistérios, é pouco provável de acontecer.

Agatha Christie

Agatha Christie é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.  Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s