Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia) – Agatha Christie – um caso de Hercule Poirot

Publicado: 28 de julho de 2012 em Agatha Christie
Tags:,

Editora: Record

Este livro foi escrito na época em que Agatha Christie estava casada com um arqueólogo – o Dr. Mallowan.

A jovem enfermeira Amy Leatheran nunca teve interesse pelo misterioso Oriente, mas aceita um emprego em Hassanieh, um lugar muito antigo, no deserto do Iraque, para tomar conta da bela esposa de um famoso arqueólogo, a Sra. Louise Leidner, que estava sofrendo de visões bizarras e de crises nervosas.

“Eu estou com medo de ser assassinada!” – ela diz para a enfermeira.

Seu terror, infelizmente, tem fundamento, e a enfermeira Leatheran logo fica sem sua paciente. Louise Leidner tem sua cabeça esmagada, em um quarto onde ninguém poderia ter entrado.

O maior detetive do mundo, entretanto, está nas vizinhanças: tendo concluído um compromisso na Síria, e curioso sobre a escavação em Hassanieh, Hercule Poirot chega ao local a tempo de liderar a investigação.

Somente com uma mancha de sangue como pista, Hercule Poirot embarca numa jornada através do deserto desta terra exótica, com a ajuda da enfermeira Leatheran, que está deliciada com a empreitada.

Logo outro assassinato acontece.

Poirot decide que todos na escavação, inclusive o marido arqueólogo, é suspeito e segue a formula de Sherlock Holmes, em eliminar o impossível. O que resta, apesar de improvável, tem de ser a verdade.

Porém, quando Poirot anuncia a solução do caso, ele diz não possuir nenhuma evidência de sua acusação. Quando é confrontado, o assassino confessa, de forma voluntária.

Ora, um investigador que quer conseguir a confissão de um assassino nunca vai anunciar que não tem prova alguma. E, um assassino confrontado sem nenhuma prova, nunca – mas nunquinha – irá fornecer, voluntariamente, sua confissão de culpa.

Este livro de 1935, foi escrito na época em que Agatha Christie estava casada com um arqueólogo – o Dr. Mallowan.

Primeira parte do filme para a televisão sobre o livro:

Agatha Christie

Agatha Christie é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.  Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s