O Natal de Poirot (Hercule Poirot´s Christmas) – Agatha Christie – casos de Hercule Poirot

Publicado: 1 de setembro de 2012 em Agatha Christie
Tags:,

      Editora: Nova Fronteira

Mas, no final, até Poirot ficou surpreso ao saber quem era o culpado.

É véspera de Natal e a festa da família Lee é interrompida pelo barulho de móveis quebrando e um alarmante grito.

No andar de cima, dentro de um quarto trancado, o tirano Simeon Lee é encontrado morto numa poça de sangue, com sua garganta cortada. E o cofre arrombado.

Mas quando Hercule Poirot, que estava na cidade, hospedado na casa de um amigo para o Natal, se oferece para ajudar, ele encontra um clima de suspeita entre todos os membros da família.

Parece que todos tinham seus motivos para odiar o velho homem.

Um dos aspectos desse assassinato é a grande quantidade de sangue que cerca a vítima. O assassino deveria estar coberto de sangue, mas nenhum dos suspeitos apresenta esta característica.

Nesta época, não se dava muita importância aos detalhes de uma cena de crime, como hoje vemos nos thrillers mais modernos. Entretanto, há uma boa explicação para essa não-existência de sangue nos suspeitos.

A teoria de Poirot, neste caso, é a de que o assassino é um dos mebros da família – certo – isso até nós, leitores, concordamos. Mas, no final, até Poirot ficou surpreso ao saber quem era o culpado.

E o leitor irá bater na testa: – “É claro!”

A trama desse livro é parecida com a trama de “Um encontro com a morte” (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2012/12/15/encontro-com-a-morte-appointment-with-death-agatha-christie-um-caso-de-hercule-poirot/?preview=true .), escrito no mesmo ano, 1938, onde uma matriarca tirana também é assassinada e até o leitor torce pelo assassino. Em ambas as estórias, os filhos dos tiranos são fracos e patéticos.

Tudo no livro: os diálogos, os detalhes, e as pistas, são chaves para a solução do mistério.

A trama é preciosa, os personagens confusos e deliciosos e a conclusão, chocante.

Agatha Christie

Agatha Christie é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s