SANDSTORM – James Rollins – série Força Sigma 1

Publicado: 8 de setembro de 2012 em James Rollins
Tags:, , , , , ,

Editora: Órion

Sigma Force

O verdadeiro primeiro volume da série Sigma

Uma inexplicável explosão num depósito de antiguidades do Museu Britânico, leva a uma expedição nos desertos do Oriente Médio, em busca de uma cidade perdida na areia. Um poder muito antigo pode criar ou destruir os sonhos da humanidade.

O camelo que estava nos porões do Museu Britânico até que uma estranha tempestade elétrica a faz explodir, era, na verdade, um fragmento de meteorito de ferro.  E as leituras de radiação indicam que a explosão foi causada por antimatéria, o que poderia fornecer uma fonte potencialmente ilimitada de energia.

A explosão expõe outro artefato escondido dentro de uma antiga estátua de arenito: um coração de ferro, contendo um líquido desconhecido. Uma inscrição no coração indica para a cidade perdida de Ubar, um reino lendário desaparecido sob as areias da Arábia desde 300 d.C.

Neste livro, na verdade o primeiro volume da série Sigma, conhecemos Painter Crowe, futuro comandante desse exército de guerreiros–sábios. Painter, um descendente de índios norte-americanos da tribo dos Pequot, entra na aventura e dela não mais sairá, iniciando-se, assim, a saga dessa fantástica série de literatura, cujo símbolo é o somatório de tudo e de todos.

Posando como cientistas civis, Painter Crowe e a Dra. Novak se infiltram numa expedição arqueológica liderada por uma britânico, Lady Kara Kensington, e uma arqueóloga brilhante, a Dra. Safia al-Maaz.

Para complicar ainda mais, entra na perseguição uma irmandade misteriosa de mulheres beduínas cujas habilidades parecem quase sobrenaturais.

Uma mega-tempestade de areia de proporções bíblicas converge para a região onde a cidade perdida é descoberta e Crowe e seus aliados devem encontrar uma maneira de evitar uma explosão de antimatéria que poderia devastar toda a Península Arábica.

Esta é a última operação de Painter Crowe como um agente de campo antes de assumir o comando de Sigma.

Como em todos os livros da série, James Rollins nos dá uma base visual muito importante, através de mapas da Península Arábica, do Museu Britânico e dos sítios arqueológicos que são pano de fundo para este livro.

As aventuras e amores de Lady Kensington (Kara), Sofia Al-Maaz e Omaha Dunn, misturam-se com as de Painter Crowe, Cassandra e o comando da Guilda, através da cidade de Oman, da tumba de Nabi Imran (pai da Virgem Maria) e da tumba de Jó, na companhia das tribos dos Shahra (que realmente existem e vivem reclusos, nas montanhas Dhofar) e dos Bait Kathir (nômades criadores de camelos) – a Guilda é uma organização terrorista internacional, nascida na antiga União Soviética, cujo maior objetivo é poder e dinheiro.

Toda a trama do livro gira em torno da descoberta da real localização da cidade de Ubar, e seus nisnases – os demônios do deserto. Tal qual Atlântida, essa cidade desaparecida é mencionada em relatos bíblicos, muçulmanos, nas Mil e uma noites, nas aventuras de Alexandre o Grande. Suas ruínas, arqueologicamente descobertas em 1992, permanecem guardando um segredo poderoso para toda a humanidade. Escritas esquecidas na poeira dos tempos, conceitos de matéria/antimatéria, mutações no DNA, lendas sobre a Rainha de Sabá e suas descendentes diretas – mulheres misteriosas que possuem poderes inexplicáveis sobre campos magnéticos – “Nós todas somos a rainha de Sabá.”

Choque de realidade:  Ubar: “A Atlântida das Areias”. – Durante anos, a cidade perdida de Ubar foi considerada como mais um mito do que história. Supostamente uma cidade fabulosamente rica e magnífica, fundada pelos descendentes de Noé, dita como dizimada por Deus e sepultada para sempre debaixo dos desertos da Arábia. O Alcorão se refere a ela como “Iram”, uma cidade de torres magníficas e pilares. No início de 1990, imagens de satélite fornecidas pela NASA indicaram a presença de um importante centro comercial na convergência de várias rotas de caravanas.

Conhecemos a Dra. Coral Novak, pela primeira vez, que aparecerá, mais adiante, na aventura “A última traição de Judas”, também da série Sigma, de James Rollins. Ela tem papel de grande importância, nos estudos sobre as águas que são encontradas em mananciais submersos – “O petróleo pode ser a riqueza da Arábia, mas a água é seu sangue.” James Rollins”

book trailer do próprio autor James Rollins:

Tenho necessidade de expressar a minha admiração pelo escritor. Aventureiro (alpinista, espeleólogo e mergulhador) por hobby, faz um belíssimo trabalho de pesquisa histórica, científica e política, a cada volume de suas obras literárias. Nascido em Chicago, James é um graduado da Universidade de Missouri em Columbia, em 1985, com um doutorado (DVM) em medicina veterinária. Seu trabalho de graduação é focado em biologia evolutiva. Posteriormente, mudou-se para Sacramento, Califórnia, onde exerce a sua profissão como um médico veterinário.

Outras resenhas de livros de James Rollins, aqui no House of Thrillers:

https://houseofthrillers.wordpress.com/category/james-rollins/

Acompanhe o escritor James Rollins: http://www.jamesrollins.com/ Para os interessados – ele responde às mensagens que enviamos – pelo menos, as minhas, tem respondido sempre.

Twitter: @james rollins http://twitter.com/#!/jamesrollins

Grupo de discussão sobre a Força Sigma, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/100-forca-sigma

Conversa entre a autora do blog, Lili Machado e o escritor James Rollins, no Twitter:
“Please tell me what is the real first one, that was not published here.” – Lili Machado
 “If you are referring to the Sigma series: SandStorm is the prequel to Sigma and Map of Bones is the first of the series.” – James Rollins, em 15 de agosto de 2010

Elogio ao blog House of Thrillers:

“That is a great looking blog! I like the background graphic. Nice job too.” – James Rollins, em 2 de maio de 2011

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s