M ou N? (N or M?) – Agatha Christie – um caso de Tommy&Tuppence

Publicado: 22 de setembro de 2012 em Agatha Christie
Tags:, ,

Editora: Record

                        Normalmente é bom ter um pouco de romance nos livros de Agatha Christie, pois fornece um pouco de alívio ao pesado clima de mistério; mas, nesse caso, ficou um tanto supérfluo.

            Normalmente, Agatha Christie escolhe focar em mistérios, sem se concentrar nos eventos sociais e políticos da época.

Conseqüentemente, seus personagens, às vezes, parecem viver num mundo meio vazio, sem nada acontecer a sua volta, senão o próprio crime relatado.

O que torna M ou N? diferente é seu foco na 2ª Guerra Mundial e sobre o que aconteceu na Inglaterra durante o período.

Tommy e Tuppence Beresford, o casal de detetives  amadores que já conhecemos de longa data (resenhas no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/tag/tommytuppence/ ), desde “O inimigo secreto”, estão vivendo em Londres, com calma e tranquilidade.

Mas…

Sua rotina é interrompida quando Tommy é chamado numa missão secreta para tentar encontrar o agente mais perigoso de Hitler, que estava infiltrado na Iglaterra, planejando um ataque nazista.

É claro que Tuppence se recusa a ser deixada em segundo plano e o segue, ajudando Tommy.

Normalmente é bom ter um pouco de romance nos livros de Agatha Christie, pois fornece um pouco de alívio ao pesado clima de mistério; mas, nesse caso, ficou um tanto supérfluo.

Neste livro, podemos ver a complexidade do dia-a-dia da contraespionagem.

É interessante, também, pensar-se que, apesar de Tommy e Tuppence não serem pessoas reais, haviam, na verdade, pessoas como eles – pessoas comuns com inteligência superior e que eram escolhidas para realizar missões de espionagem perigosas; e que conseguiam sucesso, exatamente porque eram tão comuns – não eram o que o inimigo esperavam dos espiões.

Agatha Christie

Agatha Christie é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Agatha é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino. Outras resenhas de livros de Agatha Christie, aqui no House of Thrillers: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/agatha-christie/

Acompanhe a escritora: http://www.agathachristie.com

Responda no comentário:

Qual o livro da Agatha Christie que você mais gosta?

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s