Ouro Inca (Inca Gold) – Clive Cussler

Publicado: 1 de dezembro de 2012 em Clive Cussler
Tags:,

Editora: Best Seller

Essa jogada vai envolver profanadores de tumbas, ladrões de arte e antigas maldições…                                                                            

            Quando um tsunami atinge um galeão espanhol do século XVI repleto de tesouros, todos os vestígios de uma grande fortuna, maior que a de qualquer faraó, desaparece na história, até que Dirk Pitt, o agente da N.U.M.A., misto de Indiana Jones com James Bond, mergulha num antigo poço ritualístico numa floresta dos Andes peruanos, para resgatar dois arqueólogos, e penetra num mundo de corrupção, traição e morte.

Um sinistro sindicato do crime chamado Solpemachaco, especializado no roubo e venda de artefatos indígenas, já vinha perseguindo esse tesouro perdido – quase um bilhão de dólares – desde os Andes até as margens de um rio subterrâneo no deserto mexicano.  Principalmente no traje de ouro de Tiapollo, que contém em hieroglifos, a descrição da tumba do imperador Inca, numa montanha em Baja no México.

Nada irá parar sua busca assassina para recuperar o ouro.  Nada, até Pitt e sua equipe, também entrarem nessa jogada, que vai envolver profanadores de tumbas, ladrões de arte e antigas maldições…

Dirk Pitt encontra uma caixa de jade contendo um quipu – um artefato de ouro e prata que é um mapa para o tesouro.  Essa caixa for a roubada dos incas pelos espanhóis, roubada dos espanhóis por Sir Francis Drake, e perdida na selva da América do Sul.  Mas os leitores que conhecem o herói Dirk Pitt de outros livros, como Morte na Atlântida, sabem que uma pista que está desaparecida há 400 anos é um obstáculo muito pequeno.

Os Solpemachaco capturam a namorada de Pitt, a congressista Loren Smith.  Mas, com a ajuda de seu amigo Al Giordino, ele a resgata.

Clive Cussler mantém a ação em seu texto, enquanto gerencia diversas tramas paralelas e outras tantas coincidências, numa estória com credibilidade e consistência.  É pura aventura, com toques de humor, fatos históricos verdadeiros como cenário, e um certo brilho próprio (Cussler faz uma pequena participação na trama).

Como em todos os livros de Clive Cussler/Dirk Pitt, para ler Ouro Inca o leitor deve suspender seu senso de realidade e simplesmente aproveitar a leitura, sabendo que os mocinhos ganharão os louros, no final.

Para mim, em particularmente, vale saber que meu escritor de aventuras favorito: James Rollins (resenhas no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/category/james-rollins/) é fã de Clive Cussler.

Clive Cussler começou a escrever romances em 1965 e publicou seu primeiro trabalho com um protagonista em série, Dirk Pitt, em 1973. Cussler é internacionalmente reconhecido como autoridade em naufrágios e como o fundador da N.U.M.A. – National Underwater and Marine Agency, uma organização sem fins lucrativos que aparece em todos os livros de Dirk Pitt, e que se dedica a preservar a história marítima e naval norte-americana.  Ele e sua equipe de especialistas e voluntaries descobriram mais de 60 locais importantes de naufrágios.   Os livros de Cussler foram publicados em mais de 40 línguas em mais de 100 países, incluindo os best sellers Pacific Vortex, Mediterranean Caper, Iceberg, Raise the Titanic, Vixen 03, Night Probe, Deep Six, Cyclops, Treasure, Dragon, Sahara, Inca Gold (Ouro Inca), Shock Wave, Flood Tide, Atlantis Found (Morte na Atlântida), Valhalla Rising, Trojan Odyssey, Black Wind, Treasure of Kahn e Arctic Drift.  Clive Cussler vive, atualmente no Arizona.

Trailer do filme baseado no livro:

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s