O jardim de ossos (The bone garden) – Tess Gerritsen

Publicado: 8 de dezembro de 2012 em Tess Gerritsen
Tags:, , ,

Editora: Record

“Não há pobres suficientes morrendo em Boston. Nós os tratamos com excessiva indulgência, e eles ficam muito saudáveis.” – Edward Kingston                                                              

   Ossos desconhecidos, segredos escondidos e crimes não solucionados, de um passado distante, deixam sombras sobre o presente, neste thriller da escritora da famosa série Rizzoli&Isles (resenhas no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/tag/rizzoliisles/).  Inclusive, a Dra. Maura Isles faz uma aparição isolada, neste livro que junta presente e passado.

            Nos dias de hoje, Julia Hamil, recém-divorciada, faz uma terrível descoberta no jardim de sua nova (e velha) casa na região rural de Massachusetts:  um anel antigo e um crânio enterrado – humano, feminino e com marcas indubitáveis de assassinato.  Mas, seja quem for essa mulher sem nome, e quem quer que a tenha matado, perdeu-se há muito tempo…

Julia se junta Henri, um parente da dona da casa, de 89 anos, cheio de caixas com cartas, jornais e documentos velhos que pertenceram à provável vítima.  Os dois descobrem informações que datam de 1830, com uma bebê de nome Meggie, nascida de uma irlandesa chamada Aurnia, cujo marido era um canalha.

Boston, 1830: Para pagar por sua educação na faculdade de Medicina, Norris Marshall, um estudante talentoso mas terrivelmente pobre, junta-se a um ressurreicionista – profanador de sepulturas, ladrão de cadáveres, para serem vendidos no mercado negro aos estudantes e professores de medicina abastados, poderem praticar com corpos de verdade.

Porém, até mesmo esse revoltante, mas necessário comércio, perde a importância ante aos chocantes assassinatos de enfermeiras, encontradas mutiladas, perto do hospital da universidade.

Quando um famoso médico também é encontrado morto, da mesma forma, Norris é alçado à categoria de principal suspeito.  Para provar sua inocência, Norris deve buscar a única testemunha do assassino: Rose Conolly – uma bela jovem da periferia de Boston que teme ser ela a próxima vítima do Assassino do West End.

Rose era irmã de Aurnia, tia de Meggie, órfã com a morte de sua mãe, na maternidade escola.  Alguém quer o bebê. E alguém está disposto a matar para isso.

Juntamente com outro estudante muito inteligente, chamado Oliver Wendell Holmes, Norris e Rose procuram pela cidade – dos cemitérios às salas de autópsias – na trilha de um maníaco que espreita nas sombras, esperando por sua próxima oportunidade mortal.

Com detalhes históricos perfeitos, O jardim de Ossos reúne protagonistas dos séculos XIX e XXI, traçando o sombrio mistério que cruza essas épocas.

“Suas mãos saíram de sob o lençol, os dedos cobertos de uma gosma brilhante e amarelada, e a enfermeira entregou-lhe a mesma toalha suja em que havia limpado as mãos, após o exame de vários pacientes.”  – Tess Gerritsen

Naquele tempo não se conhecia a teoria dos germes.  Não usavam luvas.  Os médicos faziam uma necrópsia num cadáver apodrecido e iam direto à maternidade, com as mãos imundas.  Examinavam paciente por paciente, espalhando a infecção e matando cada mulher que tocavam. – os horrores da medicina do início do século XIX.

Em 1843, o médico Oliver Wendell Holmes, personagem do livro e da vida real, apresentou o trabalho “O contágio da febre puerperal”, que introduzia a nova prática, que agora nos parece óbvia, mas que, naquele tempo, era uma idéia radical: lavar as mãos.

A escritora Tess Gerritsen, em seu primeiro thriller histórico, mistura de forma louvável, seus romances água com açúcar iniciais, como Call after midnight e Never say die (resenhas no blog:  https://houseofthrillers.wordpress.com/2012/01/21/call-after-midnight-tess-gerritsen/ e    https://houseofthrillers.wordpress.com/2012/02/25/never-say-die-tess-gerritsen/), com os futuros best-sellers da série Rizzoli&Isles.

E, para terminar, Tess dá o nome de McCoy a um cão, personagem do livro, em homenagem a Star Track – bom saber que dividimos esse amor pela série.

A Skoober Neli, também resenhou o livro, em 14/02/2012 – Eu adoro os livros dessa autora e Jardim dos ossos não foi diferente. Muito bom.  É um livro policial, que envolve um serial killer, chamado O estripador de West End e medicina legal do século XIX. Acho que pela a autora ser médica, as descrições dos corpos e a parte de legista, eram super bem feitas.  A vontade de descobrir o culpado, me fez ficar presa ao livro e a cada pagina que virava, me surpreendia.  Fiquei apavorada em ver como a higiene era supérflua naquela época.  Ela mistura passado e presente de forma muito legal.  Cheio de reviravoltas intrigrantes e com um final surpreendente, leitura super recomendada! 

Tess Gerritsen

Tess Gerritsen teve uma carreira de escritora, fora do normal.  Formada pela Stanford University, Tess fez Medicina na University of California, San Francisco.  Depois que teve seu filho, deixou a medicina e começou a escrever ficção.  Em 1987, sua primeira obra, “Call After Midnight”, foi publicada como romance policial.   O primeiro thriller médico, “Harvest”, 1996, foi sua estréia na lista dos mais vendidos do New York Times. Desde então: Life Support (1997), Bloodstream (1998), Gravity (1999), The Surgeon (2001), The Apprentice (2002), The Sinner (2003), Body Double (2004), Vanish (2005), The Mephisto Club (2006), The Bone Garden (2007), The Keepsake (2008), e Ice Cold (2010).   Seus livros já foram traduzidos para 37 línguas, e mais de 20 milhões de cópias foram vendidas, em todo o mundo.

Rizzoli&Isles

Sua série de thrillers em que as protagonistas são a detetive da Delegacia de Homicídios Jane Rizzoli e a patologista Dra. Maura Isles, inspirou o seriado da televisão no canal TNT, “Rizzoli & Isles” estrelado por Angie Harmon e Sasha Alexander.

Outras resenhas de livros de Tess Gerritsen, aqui no House of Thrillers:   https://houseofthrillers.wordpress.com/category/tess-gerritsen/

Acompanhe a escritora Tess Gerritsen: www.tessgerritsen.com

Twitter @tessgerritsen http://twitter.com/#!/tessgerritsen

Facebook http://www.facebook.com/pages/Tess-Gerritsen/113330598685893

Grupos de discussão sobre a autora, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/872-tess-gerritsen e   http://www.skoob.com.br/grupo/261-loucos-por-medicas-legistas

Artigos: Characters have childhoods, too. November 2, 2010

From Romance to Corpses: http://www.facebook.com/note.php?note_id=198953846810363 – Tess Gerritsen´s writing life – April 17, 2011

I´m no Angelina http://www.facebook.com/note.php?note_id=198766416829106 April 18, 2011

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s