A ordem negra (Black Order) – James Rollins – série Força Sigma 3

Publicado: 23 de fevereiro de 2013 em James Rollins
Tags:, , , , , , , , ,

Editora: Ediouro

Um pesadelo está crescendo no coração do maior mistério de todos – a origem da vida.

 Em Copenhagem…

Uma livraria muito suspeita, que vende documentos históricos raros, como a Bíblia da família de Charles Darwin,  impele o comandante Gray Pierce numa caçada através de 4 continentes e para um aterrorizante mistério que cerca horríveis experimentos realizados num laboratório abandonado e escondido numa montanha da Polônia.

Gray se reúne com Monk Kokkalis e uma batedora de carteiras de 15 anos chamada Fiona, para rastrear a história secreta da Bíblia de Darwin, que pode conter um enigma codificado de um proprietário anterior, o Dr. Hugo Hirzsfeld, um cientista judeu morto com ligações com a Ordem Negra, uma sociedade oculta dirigida por Heinrich Himmler, o infame chefe da SS de Hitler. Antes de sua morte em 1945, Hirzsfeld pode ter descoberto o segredo para controlar a evolução quântica: a verdade “bonita demais para deixar morrer e monstruosa demais para ser livre”.

Nas montanhas do Nepal…

Num monastério remoto, monges budistas exercitam canibalismo e tortura, inexplicavelmente, como sintomas de uma praga que os assolou, enquanto Painter Crowe, o diretor da Força SIGMA, começa a mostrar sinais da mesma loucura que os abateu.  Uma suástica nazista é encontrada numa das paredes do monastério.  E a Dra. Lisa Cummings, uma médica americana dedicada, torna-se o alvo de um assassino clandestino.

Descendentes de cientistas nazistas passaram a se esconder depois Segunda Guerra Mundial, trabalhando em um mecanismo ultra-secreto, que pode influenciar a evolução dos organismos vivos.  Ao expor fetos as energias estranhas, o grupo criou os Cavaleiros do Rei Sol (Ritter des Sonnekonig), um punhado de super-humanos com maior força e capacidade, mas que também sofrem de degeneração crônica.  A exposição acidental de painter à radiação em um nível quântico, faz com que ele tenha, apenas, três dias de vida.

Sigma Force

Na África do Sul…

Um monstro mitológico está vivo e caçando.  O ukufa, é um monstro aterrorizante da mitologia Zulu. Dizem ser tão grande como um gorila – é temido por sua rapidez, astúcia e ferocidade. Também conhecido como o dubu, o lumbwa, o kerit, ou o getet, a criatura é um mito.  Fora da África, o mesmo monstro mítico é conhecido por ocidentais como “o Urso de Nandi.”  , descrito como um grande predador que parece meio urso, meio-hiena, e até meio babuíno. Relatórios e avistamentos do monstro data do início de 1900.

Juntando essas três estórias, somente Gray Pierce e a Força SIGMA podem salvar o mundo, porque uma nova ordem está no comando – um pesadelo crescendo no coração do maior mistério de todos – a origem da vida.

Relembrando – a Força Sigma é um grupo secreto de elite de cientistas/soldados/doutores do Ministério de Defesa norte-americano.

No começo do terceiro livro da série Sigma, um experimento secreto está sendo realizado na época da 2ª Guerra Mundial.  Enquanto os americanos trabalhavam na bomba atômica, os nazistas desenvolviam a física quântica.

Com Painter doente, a Força Sigma consegue funcionar sem a sua liderança. Kat Bryant, entre outros, é fundamental para manter o comando durante a sua ausência.  O episódio também inicia seu relacionamento com Lisa Cummings, cujos trabalhos de perícia médica irão revelar-se úteis em várias ocasiões.

Nos tempos atuais, os descendentes de Heirich Himmler, estão tentando criar uma nova raça de super-homens arianos.  O Castelo Granitschloss era o último laboratório de Himmler. Mas os atuais residentes podem ser herdeiros do médico nazista, porém não são mais os monstros do Terceiro Reich.  Há outros mais poderosos e menos criteriosos, interessados nessa tecnologia, a ser usada na conquista do mundo.

Heinrich Himmler (1900-1945) foi um dos capangas mais fiéis de Adolf Hitler.   Como chefe da temida SS, ele foi um dos principais arquitetos do Holocausto e supervisionou pessoalmente a criação e funcionamento de seus terríveis campos de concentração e câmaras de gás. Estima-se que ele foi o responsável pelo assassinato em massa de pelo menos onze milhões de pessoas, incluindo judeus, ciganos, poloneses, homossexuais, e outros considerados indignos de viver.

Em 1934, Himmler adquiriu o Castelo Wewelsburg, na Alemanha. Originalmente concebida como uma “Escola de Liderança SS”, Wewelsburg foi finalmente destinado a se tornar o centro da SS. Os planos de Himmler para transformar Wewelsburg no “centro do mundo” foram condenados, quando a guerra se voltou contra os nazistas. Em 1945, o castelo foi incendiado, saqueado, e parcialmente destruído antes que ele pudesse cair nas mãos dos Aliados. Mais tarde, restaurado, é agora um museu e pousada da juventude. Himmler não sobreviveu por muito tempo. Após uma tentativa fracassada de negociar uma paz em separado com os Aliados, ele foi denunciado por Hitler e mais tarde capturado pelos Aliados durante a tentativa de fugir da Alemanha disfarçado. Ele cometeu suicídio com uma cápsula de cianeto e foi enterrado em uma cova anônima.

Um dos dilemas propostos por James Rollins é quanto a oportunidade de se brincar de Deus.

Painter Crowe e Grayson Pierce lutam até a morte para decifrar os mistérios da teoria da evolução e da natureza espiritual e física de Deus.

A trama reúne nazistas, neo-nazistas, manipulação genética, runas e a teoria evolucionista de Darwin.

Adorei ver Painter Crowe o nativo descendente de índios norteamericanos, novamente, num papel significante.  Estava sentindo falta dele, desde Sandstorm (resenha no blog: https://houseofthrillers.wordpress.com/2011/03/12/sandstorm-james-rollins-serie-forca-sigma-1/).

Além disso, a cada livro, esses personagens vão tornando-se cada vez mais reais para mim, como se os conhecesse, pessoalmente.  Para isso, contribui o fator de conversar com o escritor James Rollins através do twitter e do facebook.

James Rollins nos leva a um mundo de fatos científicos e históricos fascinantes, com cenas de ação de tirar o fôlego – é Clive Cussler e Robert Ludlum com pitadas de Dan Brown, agradando a gregos e troianos.

A Skoober Andyinha, também resenhou o livro, em 31/01/2010 – O que se pode falar de uma continuação? Geralmente esperamos que seja arrebatadora, ou seja, bem superior ao primeiro livro, no qual se fale – Cara, esse livro é muito melhor que o anterior!!  Bom, a continuação da série (sim, não é uma trilogia como eu tinha falado antes, pois até agora são 7 livros, só que no Brasil só foram publicados 3!! – abafa) Força Sigma é boa, mas não que justifique ser uma serie. Dos personagens do livro 1 (O Mapa dos Ossos) apenas o comandante Gray fica ativo neste livro, pois os outros personagens são lembrados mas não aparecem tanto quanto no primeiro livro.  A história foge das perseguições dos tempos bíblicos e dessa vez chega mais perto de nós. Na 2ª Guerra Mundial, os nazistas teriam criado muitos experimentos inusitados e inovadores, mas com a derrota da Alemanha, eles foram destruídos para não caírem nas mãos dos inimigos. Porém o experimento mais “brilhante” seria a reprodução de uma criança perfeita (isso existira?!).  Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/01/poison-books-ordem-negra-james-rollins.html

 Nascido em Chicago, James é um graduado da Universidade de Missouri em Columbia, em 1985, com um doutorado (DVM) em medicina veterinária. Seu trabalho de graduação é focado em biologia evolutiva. Posteriormente, mudou-se para Sacramento, Califórnia, onde exerce a sua profissão como um médico veterinário.

Outras resenhas de livros de James Rollins, aqui no House of Thrillers:

https://houseofthrillers.wordpress.com/category/james-rollins/

Acompanhe o escritor James Rollins: http://www.jamesrollins.com/

Twitter: @james rollins http://twitter.com/#!/jamesrollins

Grupo de discussão sobre a Força Sigma, no portal Skoob – http://www.skoob.com.br/grupo/100-forca-sigma

Conversa entre a autora do blog, Lili Machado e o escritor James Rollins, no Twitter:
“Please tell me what is the real first one, that was not published here.” – Lili Machado
 “If you are referring to the Sigma series: SandStorm is the prequel to Sigma and Map of Bones is the first of the series.” – James Rollins, em 15 de agosto de 2010

Elogio ao blog House of Thrillers:

“That is a great looking blog! I like the background graphic. Nice job too.” – James Rollins, em 2 de maio de 2011

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s