Excavation – James Rollins

Publicado: 4 de maio de 2013 em James Rollins
Tags:, , ,

51bJoajPjYL__BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_“Há milagres que nunca deveriam ser desejados… Há mistérios que nunca deveriam ser descobertos” – James Rollins

No passado, nos Andes peruanos, em 1538, um padre dominicano chamado Francisco de Almagro é capturado e sacrificado num altar sagrado dos incas.  Porém, antes de morrer, ele consegue esconder um crucifixo, com a esperança de que ele caia nas mãos certas.

No presente, na Cordilheira dos Andes peruanos, o Dr. Henry Conklin descobre, numa caverna escondida, uma misteriosa múmia de 500 anos que não deveria existir.

Ele transporta a múmia até seu laboratório nos Estados Unidos, para estudá-la, com a ajuda de sua colega patologista, a Dra. Joan Engel, com quem tem um caso de amor mal resolvido.

Conklin tem uma teoria de que a múmia teria vindo de uma tribo de índios peruanos, anterior aos incas.

Quando o Dr. Conklin descobre o crucifixo no corpo da múmia, sabe-se que se trata de um padre dominicano – a ordem que acompanhava os conquistadores espanhóis durante a conquista das Américas.

Mas padres não eram mumificados.  Por que esse teria sido?

Quando os cientistas colocam a múmia numa máquina de tomografia, ela explode, espalhando por todo lado, um metal líquido que parece ouro – a substância Z (o sangue do Diabo) – que os coloca em perigo mortal.

Enquanto mergulha nas profundezas da selva sulamericana, o sobrinho arqueólogo de Conklin, Sam, se depara com um local fantástico, uma tumba intacta, escondida dos olhos dos homens há centenas de anos, com mensagens em latim e imagens de cruzes, nas paredes.

As ruínas parecem ser da civilização dos Mochicas, que floresceram no norte do Peru entre 100 e 800 a.C..

Engenhosas armadilhas foram armadas para evitar curiosos, e riquezas além da imaginação podem ser o prêmio para aqueles com coragem suficiente para enfrentar o desconhecido.

Enquanto prosseguem, as ruínas despencam, forçando-os a penetrar mais adiante, na caverna, sem chance de saírem para a superfície.

Mas a jornada perigosa termina no coração de uma necrópolis, onde outra coisa está a espera de Sam Conklin e sua equipe de exploradores.  Uma coisa criada pelo homem, apesar de não poder ser humana.

Uma coisa maravilhosa… poderosa… mas terrível…

E agora, a descoberta deles transformou-se num desafio: sobreviver!

Entre a equipe de exploradores, temos o jornalista da National Geographic Normam Fields, dois estudantes de arqueologia, o vigia Guillermo Sala, o ajudante nativo Denal, e a Dra. Maggie O’Donnel.

INDIANA_JONES_AND_THE_KINGDOM_OF_THE_CRY_1297473724PExcavation daria um excelente roteiro de filme, na minha opinião – tipo X Files encontra Indiana Jones, que o escritor James Rollins já escreveu a trama do 4º filme da série: Indiana Jones e o reino do crânio de cristal (resenha no blog:  https://houseofthrillers.wordpress.com/2013/04/27/indiana-jones-e-o-reino-da-caveira-de-cristal-indiana-jones-and-the-kingdom-of-the-crystal-skull-james-rollins/).

Rollins faz um excelente trabalho ao manter as duas tramas principais, juntando-as ao final do livro.  Há muita ação nas últimas páginas da trama e é muito fácil identificarmos os bandidos – um grupo que normalmente não é classificado como bandidos – esse livro é candidato a ser banido pelo Vaticano.

 

CHOQUE DE REALIDADE, de acordo com o Guia de leitura do livro:02_excavation_readers_guide_cover

  • Missionários Dominicanos com os conquistadores espanhóis: criada no século XI d.C., esta ordem era conhecida como os Frades Negros, por causa das capas pretas que usavam sobre os hábitos brancos.  Acompanharam os conquistadores espanhóis, até o Novo Mundo, durante os séculos XV e XVI d.C., e presenciaram o genocídio dos nativos peruanos.  Eles acreditavam que a conversão dos índios ao catolicismo justificava a ocupação das terras, a morte dos nativos e a destruição de sua cultura e história.
  • Tarântulas albinas: Na verdade o albinismo entre aranhas, não existe, já que os insetos não possuem melanina.
  • Inkarri: O mais famoso dos mitos incas.  Segundo a lenda, quando os espanhóis torturaram e executaram o último governante inca, Ataualpa, ele teria jurado voltar, um dia, e vingar seu povo.  Seus executores, portanto, enterraram seu corpo em diversas partes, em diversos lugares, para assegurar que ele não conseguisse cumprir o prometido. A lenda diz que vai esperar sob a terra, até a hora certa de voltar, unir seu povo e restaurar a harmonia entre os homens e a mãe-terra.

wp_excavation_1024

Booktrailer:

Tenho necessidade de expressar a minha admiração pelo escritor.  Aventureiro (alpinista, espeleólogo e mergulhador) por hobby, faz um belíssimo trabalho de pesquisa histórica, científica e política, a cada volume de suas obras literárias. Nascido em Chicago, James é um graduado da Universidade de Missouri em Columbia, em 1985, com um doutorado (DVM) em medicina veterinária. Seu trabalho de graduação é focado em biologia evolutiva. Posteriormente, mudou-se para Sacramento, Califórnia, onde exerce a sua profissão como um médico veterinário.

Outras resenhas de livros de James Rollins, aqui no House of Thrillers:  https://houseofthrillers.wordpress.com/category/james-rollins/

Acompanhe o escritor James Rollins: http://www.jamesrollins.com/ Para os interessados – ele responde às mensagens que enviamos – pelo menos, as minhas, tem respondido sempre.

Twitter: @james rollins http://twitter.com/#!/jamesrollins

Grupo de discussão sobre a Força Sigma, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/100-forca-sigma

Conversa entre a autora do blog, Lili Machado e o escritor James Rollins, no Twitter:

“Please tell me what is the real first one, that was not published here.” – Lili Machado
 “If you are referring to the Sigma series: SandStorm is the prequel to Sigma and Map of Bones is the first of the series.” – James Rollins, em 15 de agosto de 2010
Elogio ao blog House of Thrillers:  That is a great looking blog! I like the background graphic. Nice job too.” – James Rollins, em 2 de maio de 2011
Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s