Em defesa de Jacob (Defending Jacob) – William Landay

Publicado: 11 de maio de 2013 em William Landay
Tags:

51NS+-RIohL__BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_Andy tem de acreditar nele.  Ele é pai.

Andy Barber é promotor em sua cidade, há mais de 20 anos.  Respeitado na comunidade, é feliz em casa, com sua esposa Laurie, e seu filho Jacob.

Mas, quando um crime chocante alarma a sociedade, Andy fica apavorado com o que acontece: seu filho de 14 anos é acusado do assassinato brutal de um colega de escola.

Todos os instintos de Andy vem à tona, para proteger seu garoto.  Jacob alega inocência e Andy acredita nele.

Andy tem de acreditar nele.  Ele é pai.

Mas, os fatos e revelações chocantes começam a aparecer, à medida que seu casamento desmorona e as investigações se tornam mais sérias.  A crise revela o quanto um pai sabe pouco sobre seu próprio filho.

Andy também vive um julgamento – entre a lealdade e a justiça, entre a verdade e a mentira, entre seu passado que ele tenta esconder e um futuro que não consegue conceber.

O escritor William Landay explora um território difícil: uma tendência à violência pode ser hereditária?  A capacidade de matar pode ser uma condição genética?

Desde suas primeiras páginas, eu sabia que esse livro é um “must-read”.  Mais do que um livro sobre tribunais que combina os melhores elementos de um thriller psicológico, é um drama familiar por excelência, que afetará o coração do amigo leitor.

Jacob é um adolescente típico que se esconde no quarto o dia todo, com seus fones de ouvido e computador.

Mas Andy ama seu filho acima de tudo – e tudo fará para protegê-lo, enquanto a mãe, Laurie, luta com a possibilidade de que um assassino esteja à solta na cidade e seu filho possa ser a próxima vítima.

Andy está determinado a descobrir o culpado e entra de cabeça numa demanda de respostas, pais apavorados, policiais desconfiados, adolescentes complicados e cheios de segredos, e ainda tem de lidar com um promotor carreirista.

Quando Jacob é preso, acusado pelo crime, Andy e Laurie negam que seu filho possa ser o culpado.  Mas, à medida que os fatos vão se revelando e segredos do passado vão sendo desvendados, Andy se descontrola, e pede afastamento de suas funções públicas.

Andy procura respostas nas coisas de Jacob, escondendo provas, com a certeza de que não está protgendo um assassino, e sim, protegendo seu filho inocente, de uma acusação mentirosa.

Andy age como um avestruz que enterra a cabeça para não tomar conhecimento do óbvio.

Será que Jacob é somente um adolescente rebelde, ou um monstro sociopata?

Só saberemos nos últimos capítulos…

Inocente ou não, fica claro que alguma coisa não está muito certa com o rapaz.  Ele não tinha amigos no mundo real – mas muitos no facebook – os mesmos garotos que estavam dispostos a conecta-se on-line com Jacob, recusavam-se a conhece-lo pessoalmente.

A web é o sonho de um promotor – um dispositivo de monitoração e gravação que é melhor que uma escuta implantada na cabeça do suspeito, por ouvir os segredos mais íntimos e sombrios, que não ditos em voz alta.

Laurie sucumbe às pressões do resto da comunidade e ao peso de suas próprias dúvidas. E é ela que vai, aos poucos, se inteirando da verdade.

Quando as verdades vêm à tona, Andy tem de enfrentar a vida que pensava ter deixado para trás, com sua família de pai e avô violentos – uma questão genética?.

Em defesa de Jacob levanta a questão: “Até onde você iria para proteger sua família?

Mas também nos faz pensar se realmente sabemos o que somos capazes de fazer numa situação dessas.

Espero nunca ter de descobrir.

Aprendi que estudos demonstram que os pais de filhos assassinados costumam morrer poucos anos depois do crime, geralmente de enfarte.

O que faz do livro, especial, é a forma com que o escritor William Landay oferece as voltas e reviravoltas de seu thriller, como se descascasse uma cebola, enquanto enfatiza a tragédia que uma família normal tem de enfrentar, ao ser jogada em meio a um pesadelo.

Adoro thrillers de tribunal, e neste livro, à medida que os acontecimentos se desenvolvem, termina num clímax de incidentes e revelações explosivos, que levam a uma grande e terrível surpresa.

Booktrailer:

Entrevista com o escritor William Landay:

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s