As Duas Faces do Destino – Landulfo Almeida

Publicado: 18 de maio de 2013 em autores brasileiros, Autores que não são escritores de Thrillers, Landulfo Almeida
Tags:

AS_DUAS_FACES_DO_DESTINO_1351528630PNão há tanta pressa quando se tem uma expectativa de vida de mais de duzentos anos.” Adriana Modrin

Recebi o livro para resenhar, participando de um “booktour” organizado pelo blog “Minhas Resenhas”, de Danielle Peçanha. Destaco a dedicatória que Landulfo escreveu para os blogs que estão participando deste booktour: “Desejo que os mistérios, a aventura, o romance e, sobretudo, as reflexões, tornem seus dias mais felizes ao percorrerem estas páginas.” – Landulfo Almeida

No livro de estréia do eclético Landulfo Almeida, o leitor é brindado com um misto de thriller com ficção cientifica, cheio de mistérios e adrenalina, passado no Brasil.

O solitário quarentão acionista da Bolsa de Valores, Bruno, que há muito havia desistido de encontrar um sentido para sua vida, é recrutado por uma extraordinária e linda mulher, dona de habilidades incomuns, para lutar contra um poderoso inimigo: Kerligan Amnael, que possui conhecimento, dinheiro, inteligência e vontade, em excesso, para causar enormes prejuízos à humanidade e dominar o mundo. Apesar das dúvidas, Bruno segue seu coração e instintos e abraça o destino ofertado por Adrianna, que o seduz logo no primeiro encontro. Exilado de sua antiga vida, é preparado para uma batalha a ser travada no mundo dos negócios bilionários, das descobertas científicas e médicas de última geração, e da espionagem industrial. Incapaz de lidar sozinho com as incertezas da estória de Adrianna, que alega pertencer a outro universo, Bruno busca em seus melhores amigos do passado a força necessária. Entre sabotagens e assassinatos, amizades serão testadas, paixões nascerão e um inesperado desafio tornará a cruzada de Bruno ainda mais solitária. Pistas sobre os reais planos de Kerligan, revelam um emaranhado de descobertas e uma verdade surpreendente e avassaladora. Próximo ao fim, a coragem e uma descomunal força de vontade serão as principais armas do casal de protagonistas que vivem uma relação envolvente, para tentar salvar o futuro do planeta.

A abordagem é bem intimista desde o princípio do livro, aproximando o leitor da personagem Bruno, humanizando sua apresentação e facilitando a reviravolta que inicia a trama.

Bruno, que leva uma vida sem sobressaltos, um “emprego” pouco comum (na verdade, vive de especulações na Bolsa de Valores e da herança dos pais).

Para ele, os dias se arrastavam, e viver era como obrigação. Há algum tempo não se sentia muito feliz, mesmo tendo amigos queridos e muito dinheiro, e as coisas não tinham mais sentido.  Seu pai faleceu há alguns anos atrás, no Natal, após sofrer uma luta contra o câncer. 

Bruno conhece Adrianna numa tarde de véspera de Natal quando corria pela orla de Salvador. Logo começa a ficar claro que esse encontro não foi exatamente obra do acaso e até a perfeição de Adrianna começa a levantar suspeitas…

Adrianna conta a Bruno que veio de outra dimensão, de um universo paralelo – e que havia injetado em Bruno, sem seu consentimento, um soro usado em seu planeta: Aqua, onde os habitantes conhecem a cura para todas as doenças, como o câncer e a Aids.  O soro daria a ele condições físicas e mentais ampliadas, para ajudá-la em sua missão na Terra – impedir os planos de Kerligan.

Aqua está com problemas, sua tecnologia não garantirá a vida no planeta, com recursos naturais limitados, em menos de mil anos eles ficarão sem oxigênio suficiente para viver.  Para tentar solucionar o problema buscaram opções em estruturas dimensionais paralelas procurando outro mundo habitável. 

E Kerligan, um tirano de Aqua, inconformado com essa situação, veio para a Terra, juntamente com seu comparsa MJ (Milton Jacobs), que pretende dominar e se tornar o soberano absoluto do planeta. Para tanto, adotou uma bela vida falsa, com direito a origem pobre em Bombaim, na Índia.

Por isso, Adrianna precisa que Bruno a ajude a impedir os planos de Kerligan.

Embora Bruno ainda sentisse mágoa por ser manipulado por Adrianna quando se conheceram, ele passou por um treinamento de um ano, para que o soro surtisse efeito em seu organismo e mente. Bruno precisa ter as mesmas capacidades de seu inimigo para enfrentá-lo à altura, especialmente num confronto mais direto.

Para provar a veracidade dos fatos para Bruno, Adriana o ajuda a ganhar rios de dinheiro na bolsa de valores com algumas fórmulas que ela criou.

No decorrer do livro, somos apresentados aos amigos de Bruno, que entram na aventura, com a função de ajudar com as experiências.  Raquel, linda e charmosa, Marco, falso paquerador, Max e Wagner.  Cristiane Templis é uma pessoa altruísta, mas não se esquece de si própria – perfeita para administrar a Cellular Growth – um centro de pesquisas médicas. Natan é o braço direito (e o esquerdo) de Bruno – e que dizer do velho apelido “Zoinho”?.

Com a ajuda de seus amigos, Adriana e Bruno criam o grupo Lima World Investments, empresa voltada para a melhoria de vida das pessoas, tentando ganhar tempo contra o grupo concorrente: Revolutions Power, sob o comando de Kerligan.  Conhecemos, também, Olívia – uma mulher decidida, porém dona de enorme compaixão.

Entre os projetos com que trabalham, estão a cura para o câncer, a leucemia e o Alzheimer; aproveitamento da energia solar, veículos elétricos, equipamentos de informática biodegradáveis – e de quebra, bactérias que literalmente comem a sujeira das roupas.

Até que, em dado momento… as coisas começam a desandar… – avisos inusitados fomentando a discórdia, assaltos e agressões físicas, acidentes de carro, atropelamentos…

Logo nada parecer ser o que é, muitos fatos são revelados, mistérios, segredos…

Destaco, também, a presença da cultura e cenários locais brasileiros.  Sem desmerecer as locações na Londres que eu tanto amo, e que me dão tanta saudade…

O autor se pega muito em detalhes, mas eu gosto – sugestão ao amigo leitor: leia mais Sue Grafton e suas Alphabet Novels, para entender o que digo.

Me engano, ou a descrição do entrevistador Catatau, lembra um famoso entrevistador das altas horas globais, que prima por deixar o entrevistado de saia justa? – pág. 138

Eu mesma queria ter um apartamento como o de Adrianna, em Salvador – pág. 46. Com telas de cristal líquido em todas as paredes, exibindo notícias e alternando telas de pintores famosos.

Mas, fala sério – usar PowerPoint para apresentações em reuniões, a esta altura do campeonato?  Landulfo, já ouviu falar do Prezi? hehehehe

Gostei da diagramação com folhas amareladas (pólem), que muito ajudam os olhos cansados.

Tenho de me referir, também, à Nota do autor logo no início do livro: “esforcei-me para entender, até onde minha capacidade de compreensão permitiu, teorias da física, algumas linhas de pesquisa futurísticas da medicina (…) de modo a transmitir ao leitor a sensação de estar diante de uma hipótese fantástica e nunca de um ridículo absurdo”.

Realmente, tendo em vista o que podemos ler no Prólogo e em outros momentos, como em Destinos Cruzados, houve horas em que fiquei um pouco entediada, com tanta informação didática, embora a trama pedisse a abordagem de certos temas, como a multidimensionalidade, wormholes (buracos de minhocas), nanotecnologia e soros biogenéticos que possibilitam a cura de todas as doenças degenerativas. Mas o autor demonstra que realmente pesquisou, e entende do que escreve, tornando a estória convincente.

Confesso que a leitura não foi rápida.  Certos momentos que envolviam explicações sobre ações e a Bolsa de Valores, embora úteis, me pareceram não exatamente necessários ao desenvolvimento da trama.  Em certos momentos, entediei-me e me vi passando algumas páginas para continuar acompanhando a estória central.

Porém, o final surpreendente do primeiro livro desse autor que tem tudo para ser um sucesso, me trouxe a pergunta: será que teremos uma continuação?  Faço votos.

“Acredito piamente em mudanças se elas são feitas com o objetivo de nos aproximar da felicidade, de criar um ambiente mais propício a ela… Se há alguma chance de sermos mais felizes nossa obrigação nos agarramos a ela com unhas e dentes.” – Bruno

O livro, nas palavras do autor 1:

O livro, nas palavras do autor 2:

86221360869215GLandulfo Costa Alves de Almeida

Nascido em Brasília em 1968, Landulfo Almeida passou sua adolescência e boa parte da vida adulta em Salvador. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Marketing de Serviços, trabalhou como engenheiro de software, foi empresário, professor e executivo. É entusiasta do mercado financeiro e opera na Bolsa de Valores. Apaixonado por ciência, ficção científica e literatura fantástica, procura usar sua experiência eclética e seus diversos interesses para enriquecer suas histórias, criando ambientes e personagens plausíveis e permitindo à imaginação fluir livremente.

Anúncios
comentários
  1. Landulfo Almeida disse:

    Muito obrigado pela resenha Lili!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s