ARGO – Antonio Mendez & Matt Baglio

Publicado: 22 de junho de 2013 em Autores que não são escritores de Thrillers
Tags:, ,

410mnXOC0EL__AA160_51n6dsdaM7L__AA160_O relato verdadeiro do resgate audacioso que inspirou o filme vencedor do Oscar 2012 de Melhor Filme

                        Em 4 de novembro de 1979, guerrilheiros iranianos invadiram a embaixada Americana em Teerã, e capturaram dezenas de reféns, mantidos presos durante 444 dias – que criou enorme crise política internacional, que ainda repercute até hoje.

Mas um pequeno drama dentre da crise geral, foi pouco divulgado: seis americanos escaparam; e um agente da CIA, especializado em resgates, conseguiu, através de um plano audacioso e muito arriscado, retirá-los do país, antes de serem descobertos.

Disfarçado de produtor de cinema de Hollywood, com a ajuda de uma equipe de agentes da CIA, agentes estrangeiros, e artistas de efeitos especiais, Antonio Mendez viajou para Teerã, com a desculpa de escolher locações para um falso filme de ficção científica, de nome Argo; e com seus amigos consegue entrar em contato com os fugitivos, que estavam escondidos na embaixada do Canadá.

Antonio Mendez detalha a operação extraordinariamente complexa, acontecida há 30 anos atrás, numa trama de identidades secretas e intriga internacional, finalmente liberada para conhecimento público, pelo Presidente Bill Clinton.

Argo é o making-off de uma estória de espionagem – o passo-a-passo do resgate, mostra como essas operações clandestinas são mais comuns do que se pensa e desvenda a miríade de detalhes que se apresentam.

Antonio Mendez é um “James Bond” de verdade; e, de muitas formas, foi uma “Missão Impossível”, bem no espírito da famosa série de tv e cinema.

Detalhe: no filme, Ben Affleck tira sua aliança de casamento, antes de entrar no Irã.  No livro, o autor explica que, se fosse preso, era melhor que seus captores pensassem que ele era solteiro – podem imaginar o porque.

51o+SNULhRL__SY346_PJlook-inside-v2,TopRight,1,0_SH20_O livro anterior de Antonio Mendez, “The Master of disguise: my secret life in the CIA”, foi um relato interessante de sua carreira na CIA, durante seus anos dourados (1960), até a era Nixon.  A estória da operação Argo, foi um dos capítulos desse livro – um capítulo longo o suficiente para um filme, mas não o bastante para um livro inteiro.

Apesar de ficar bem claro, que essa nova versão de Argo foi um livro lançado às pressas, para acompanhar o lançamento do filme, interessa a todos que desejam aprender um pouco mais sobre a história recente de nossa civilização.

Trailer do filme baseado no livro:

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s