A livraria 24hs do Mr. Penumbra (Mr. Penumbra´s 24-hour bookstore: a novel) – Robin Sloan

Publicado: 3 de agosto de 2013 em Robin Sloan
Tags:, , ,

A_LIVRARIA_24_HORAS_DO_MR_PENUMBRA_1363383810PMR_PENUMBRAS_24HOUR_BOOKSTORE_1366330455PO livro de Robin Sloan é exatamente o que parece ser a Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra: um lugar onde você entra e não quer mais sair.

Uma grande recessão tirou Clay Jannon da profissão de web-designer e o atirou nas estantes da Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra. Mas depois de alguns dias no serviço, Clay descobre que a loja é mais estranha que seu próprio nome ou seu próprio dono.

São poucos os fregueses na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, e parecem nunca comprar nada – ao invés disso, consultam alguns volumes grandes e misteriosos, nos cantos mais afastados da livraria.

Suspeitando alguma coisa esquisita, Clay começa a analisar o comportamento dos fregueses, com a ajuda de seus vários amigos talentosos. Ele vem a descobrir que os segredos da Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra se extendem além de suas paredes. Uma grande conspiração está se revelando, através da história das publicações.

É um thriller daqueles de antigamente, com sociedades secretas: porém localizado na moderna São Francisco. A tal sociedade secreta está tentando traduzir um livro de mais de 500 anos, para descobrir o segredo da imortalidade. Os membros da sociedade são recrutados através de livrarias e utilizam todos os recursos atuais do Google para solucionar o enigma.

O livro de Robin Sloan é exatamente o que parece ser a Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra: um lugar onde você entra e não quer mais sair.

Foi publicado pela primeira vez, como um conto no Kindle, antes de se expander numa estória engraçada envolvendo a tensão entre os e-books e os livros em papel. Os dois lados estão representados: os que adoram o cheiro de livro novo, e os que acham que a impressão em papel já morreu.

Adorei a seguinte frase: “Será que todos compraram Kindles? Eu tenho um e sempre imagino os livros olhando para mim e sussurrando: Traidor!” – eu costumo pensar assim também quando estou lendo um e-book. He, he, he, he.

ramaVale ressaltar a referência a livros de sci-fi como os da série Rama, de Arthur Clarke (resenhas no meu blog Sci-Fi Now!: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/?s=rama).

Este livro foi vencedor do prêmio Alex, finalista do Los Angeles Times Book Prize para primeira ficção, indicado como Melhor Livro do Ano pelo Los Angeles Times, e pelo San Francisco Chronicle.

Booktrailer:

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s