A CLÍNICA (The clinic) – Jonathan Kellerman – série Alex Delaware 11

Publicado: 5 de outubro de 2013 em Jonathan Kellerman
Tags:,

Editora: Mandarim

“Meu lugar é a torre de marfim, detetive. Poupe-me da realidade.” – professor e historiador Philip Seacrest, marido de Hope.

Uma famosa escritora e professora de psicologia, Hope Alice Devane, é encontrada esfaqueada perto de sua casa, em Los Angeles – 3 vezes: no coração, na vagina e nas costas, a altura do rim esquerdo.

Profissional bem sucedida, crítica feroz do machismo e com uma história familiar bem controversa, o caso quase esquecido, passa a ser objeto de investigação do detetive Milo Sturgis (um policial homossexual cheio de contradições), que solicita ao amigo psicoterapeuta e psicólogo forense, Alex Delaware, ajuda e consultoria.

Milo é o único detetive assumidamente gay, na polícia de Los Angeles e que, apesar de sua bem sucedida carreira de 20 anos, nunca foi bem aceito em seu meio.

A forma do crime sugere vingança e muito ódio.  O motivo?  Este, aos poucos vai se mostrando, à medida que a investigação penetra nos mais recônditos compartimentos da vida de Hope.  Um projeto controverso na Universidade onde é professora.  Um trabalho escuso para uma clínica de fertilidade assistida.  Um livro polêmico e apresentações em programas sensacionalistas de televisão, onde toda a sua revolta com os homens é explorada.  Uma infância absurda e atordoante numa cidadezinha da Califórnia.  Uma vida conjugal no mínimo, incompreensível.

Por dentro da trma, questões como aborto e esterilização de mulheres incapazes, doenças mentais e responsabilidade sociais, criadouros e matadouros clandestinos, jogo e prostituição, sado-masoquismo e sexo brutal, são abordadas de forma clara, porém preocupante – tudo se resume em CONTROLE!

Seu final é terrivelmente absurdo e, ao mesmo tempo, verossímel.  Quantos mais, entre nossos pares, não vivem uma vida dupla?

Devo confessor que, lá pela metade do livro, não resisti e fui direto para suas últimas páginas, para saber quem tinha sido o assassino.  Soube, mas não entendi.  Voltei ao livro, em sua ordem correta – desisto de fazer isto.  Pelo menos acho que desisti…

A participação da companheira de Alex, Robin, dá leveza ao texto denso e perturbador, que faz menção ao livro anterior da série, A teia (ainda por ser resenhado – na fila, na fila…).

Jonathan Kellerman sempre na lista dos mais vendidos do New York Times, é mestre do thriller psicológico.  Abandonou uma carreira de psicólogo infantil, para formar sua obra em que Alex Delaware exerce o papel de detetive-ajudante de Milos Sturgis.  Depois de alguns anos trabalhando em hospitais de Los Angeles e dando aulas em Universidades, resolveu dividir sua vasta experiência, com a literatura.   “Os escritores de mistério costumam ser conhecidos por criar ou tramas sensacionais ou personagens verossímeis. Kellerman se destaca por fazer as duas coisas. E de maneira magistral.” – USA Today

Outras resenhas de livros de Jonathan Kellerman, aqui no House of Thrillers:  

https://houseofthrillers.wordpress.com/category/jonathan-kellerman/

Para acompanhar a carreira do escritor Jonathan Kellerman: http://www.jonathankellerman.com/

Facebook: www.facebook.com/people/Jonathan-Kellerman/758599878

Grupo de discussão sobre o escritor Jonathan Kellerman, no portal Skoob: http://www.skoob.com.br/grupo/348-thriller-psicologico-uma-analise

Anúncios
comentários
  1. Claudia disse:

    Li todos os livros deste autor, e adoro! Envolvente, inteligente do inicio ao fim.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s